Mídia: Hamas exige que retirada israelense de Gaza aconteça na 1ª semana do eventual acordo


É o que noticiou, nesta quarta-feira (12), o jornal israelense Haaretz.
Segundo a mídia, em uma resposta dada pelo Hamas a mediadores nesta quarta, o grupo busca um cessar-fogo completo por parte de Israel e a sua retirada dos centros populacionais no primeiro dia do cessar-fogo.
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, participa de uma sessão especial para votar um novo governo no Knesset em Jerusalém (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2024

Se Israel não o fizer, a libertação de reféns será interrompida, diz a publicação.
No terceiro dia do acordo, o Hamas quer que o Exército israelense se retire da autoestrada de Saladino, que liga os dois lados da Faixa, e a autoestrada costeira.
Em troca, o Hamas oferece a libertação de três reféns a cada três dias, totalizando 33 na primeira fase.

Cessar-fogo em Gaza

No final de maio, Biden anunciou que Israel havia submetido uma nova proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza, que incluía três fases, encaminhada para apreciação do Hamas.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) adotou na segunda-feira (10) uma resolução dos EUA contendo um plano de armistício em etapas para o enclave. A resolução foi aprovada por 14 países e teve abstenção da Rússia.
A resolução, em grande parte, é vista como uma réplica à proposta de cessar-fogo israelense.
O documento exige que o Hamas aceite a iniciativa que “Israel já aceitou”. O texto também solicita que ambas as partes implementem plenamente os termos dessa iniciativa sem demora ou precondições.
Caça ucraniano MiG-29 estaciona na base aérea de Vasilkov perto de Kiev, Ucrânia, 23 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2024

De acordo com a resolução, a primeira fase inclui um cessar-fogo completo imediato, a retirada das tropas israelenses das áreas povoadas em Gaza e a libertação de reféns detidos pelo Hamas, incluindo feridos, idosos e mulheres, além da troca de palestinos presos.
A segunda fase prevê o fim por tempo indeterminado das hostilidades em troca da libertação dos reféns restantes, bem como a retirada das tropas israelenses de Gaza. A terceira fase da iniciativa envolve o lançamento de um “plano de reconstrução plurianual” para Gaza.
Além disso, a resolução rejeita qualquer tentativa de mudança demográfica ou territorial na Faixa de Gaza, incluindo qualquer ação que reduza o território do enclave.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Picanha? População disputa carne de boi atropelado em via do DF; assista
Próxima Pré-candidatos e políticos sob investigação por esquemas de desvio de donativos no Rio Grande do Sul