Em uma ação conjunta de duas semanas, a Polícia Federal (PF) e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai desferiram um duro golpe no tráfico de drogas na fronteira entre os dois países. Foram erradicados 234 hectares de plantações de maconha no Paraguai, o equivalente a 700 toneladas da droga prontas para o mercado internacional. Uma área que, para se ter ideia da dimensão, corresponde a cerca de 230 campos de futebol.
Além da erradicação das plantações, as forças policiais também desmantelaram 119 “acampamentos narcos”, estruturas utilizadas para o cultivo, secagem e processamento da droga. Foram apreendidas 1 tonelada e 200 quilos de sementes de maconha, e 89 parcelas de terra foram desocupadas.
A operação, que teve como foco a região paraguaia de Amambay, próxima à fronteira com o Mato Grosso do Sul, causou um prejuízo estimado de R$ 100 milhões ao crime organizado.
Esta é apenas a 44ª fase da Operação Nova Aliança, conduzida pela Coordenação de Repressão a Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE) da PF.
As ações conjuntas entre Brasil e Paraguai na Operação Nova Aliança têm se mostrado altamente eficazes no combate ao tráfico de drogas na região, desferindo golpes sucessivos contra o crime organizado e protegendo a sociedade.
Fonte: gazetabrasil