Polícia Federal prende foragidos de Mato Grosso por atos de 8 de janeiro em Brasília


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (6) a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo prender pessoas investigadas e foragidas que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que resultou na depredação do Congresso e do Supremo Tribunal (STF). Há alvos em Mato Grosso.

Conforme as informações divulgadas pela PF, os mandados foram expedidos pelo STF e, até o momento, 38 pessoas foram presas. Além de Mato Grosso, os alvos estão no Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.

Os policiais continuam realizando diligências para localização e captura de outros 170 condenados ou investigados considerados foragidos.

Operação

Ao longo de 27 fases, a Operação Lesa Pátria realizou centenas de prisões em face de vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes realizados no início do ano passado. Mais de duas centenas de réus, deliberadamente, descumpriram medidas cautelares judiciais ou ainda fugiram para outros países, com o objetivo de se furtarem da aplicação da lei penal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

Fonte: odocumento

Anteriores GP do Canadá: o ao vivo do primeiro treino da F1 em Montreal
Próxima Medida do governo para compensar desoneração da folha deve elevar a carga tributária