F1: GP do Canadá já teve troca de socos entre pilotos brasileiros; assista


A temporada de 2024 da Fórmula 1 chega em sua nona etapa com o GP do Canadá deste domingo (9), realizado no Circuito Gilles Villeneuve, em Montréal. No calendário desde a década de 1960, o Brasil já subiu no lugar mais alto do pódio cinco vezes: uma com Emerson Fittipaldi e duas com Nelson Piquet e Ayrton Senna. Mas, outros dois brasileiros também ficaram marcados na história — não por vitórias. Chico Serra e Raul Boesel brigaram, com direito a socos, no treino classificatório em 1982.

Serra era piloto da equipe Fittipaldi, que pertencia a Émerson e seu irmão, Wilson Fittipaldi Jr., enquanto Boesel corria March. Naquela época, o grid era formado por 26 carros, porém, 29 disputavam os treinos classificatórios. Ou seja, três ficavam de fora.

Um dos três desclassificados foi justamente Chico Serra. Porém, o piloto ficou furioso e foi até os boxes da March para tirar satisfação com Boesel pois, segundo ele, seu compatriota o atrapalhou e prejudicou seu tempo para entrar no grid. Foi ai que a pancadaria começou e mecânicos e jornalistas tiveram que separar os dois.

“Boesel entrou de propósito na minha frente e deixou o Keke (Rosberg) passar”, disse Serra em entrevista à reportagem da TV Globo logo após a briga acontecer.

Confira o vídeo abaixo:

Boesel largou em 18º no grid, mas terminou a corrida em 21º. Mas o GP do Canadá daquele ano, realizado no dia 13 de junho, já começou de forma trágica. Logo na largada, o piloto italiano Riccardo Paletti, da equipe Osella, morreu após bater na Ferrari do francês Didier Pironi em um acidente feio. Ele chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Quem venceu o GP do Canadá de 1982 foi Nelson Piquet — sua única vitória naquela temporada. O campeão mundial daquele ano foi o finlandês Keke Rosberg.

Na atual temporada, Max Verstappen é líder com cinco vitórias nos sete primeiros GPs. Seguido de Charles Leclerc, Lando Norris e Carlos Sainz Jr., cada com um vitória.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Ronnie Lessa detalha ass4ssin4to de Marielle Franco em novos depoimentos
Próxima Em podcast, Chiquinho Scarpa diz que “tinha uma criação de anões”