Via @bahianoticias | O DJ Alok venceu um processo movido pelo duo americano DJs Sevenn, na Justiça de São Paulo, no qual alegava que a música ‘Un Ratito’, lançada em parceria com a ex-BBB Juliette, seria um plágio.
A ação foi registrada em junho de 2022 na 41ª Vara Cível da Comarca de São Paulo. Na sentença assinada pelo juiz Regis de Castilho Barbosa Filho no final de maio, a Justiça brasileira reconheceu o músico como autor da obra e condenou o duo Sevenn a pagar uma indenização por danos morais de R$ 20 mil.
Em nota enviada ao Bahia Notícias, o DJ celebrou a vitória na Justiça e afirmou que o valor arrecadado com o processo será doado para o Rio Grande do Sul.
“Eu sempre tive plena confiança na Justiça. Meu trabalho é transparente e está tudo esclarecido e comprovado. Vou aproveitar a oportunidade e doar para as vítimas do Rio Grande do Sul o que vier a ser pago como indenização nesse processo. Essa é a melhor forma de responder o mal que tentaram fazer, fazendo o bem a quem mais precisa nesse momento. Espero que a indenização tenha um caráter também pedagógico para coibir que pessoas má intencionadas não difamem a honra de outras pela simples sensação de impunidade”, diz o DJ.
RELEMBRE O CASO
Em junho de 2022, o duo americano de DJs Sevenn entrou na Justiça de São Paulo para questionar a autoria de 19 músicas lançadas pelo DJ brasileiro, entre elas Un Ratito.
Segundo a dupla, Alok teria lançado diversas músicas produzidas por eles sem dar crédito e sem pagar. A denúncia foi feita no início de 2022 em uma entrevista para a revista norte-americana Billboard. “Começamos a perceber que ele estava lucrando enormemente com o nosso trabalho sem oferecer nada substancial em troca”, disseram os DJs.
Os irmãos Sean e Kevin Brauer, que foram criados na comunidade Meninos de Deus, do Rio, entraram com o pedido de perícia de 19 músicas e solicitavam que fossem analisados os arquivos originais das músicas produzidas por eles.
Entre as faixas estavam sucessos como ‘Fuego’ (2016), ‘Paga de Solteiro Feliz’ com Simone & Simaria (2018), ‘Piece of Your Heart’ (2019), ‘Alive (It Feels Like)’ (2019).
O brasileiro também entrou com um processo contra o duo de DJs. Em um comunicado enviado à Billboard, a equipe de Alok informou que o artista tinha “um processo em andamento contra o Sevenn no Brasil decorrente do fracasso do Sevenn em creditar e pagar o Alok por uma série de lançamentos do Sevenn”.
Nas faixas citadas pelo goiano estavam: ‘BOOM’, ‘Tam Tam’, ‘Beautiful Tonight’, ‘BYOB’, ‘BYOB (Sevenn Remix)’ e ‘It’s Always You’.
Por Bianca Andrade
Fonte: @bahianoticias