A Stellantis iniciou os testes do facelift da Ram 1500 no Brasil, como comprovam imagens enviadas ao BF//MS no Instagram. A picape grande foi avistada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte e deve chegar às lojas até o final do ano com atualizações nas duas versões: Rebel e Limited.
A caminhonete terá mudanças visuais, mas a grande novidade fica por conta da substituição do motor. O antigo 5.7 V8 da família Hemi sairá de cena para dar lugar ao Hurricane na configuração 3.0 de seis cilindros em linha.
Ainda que o antigo motor tivesse mais cilindros, o novo Hurricane deixará a Ram 1500 mais potente. De acordo com a Stellantis, este conjunto já apresentado no mercado americano desenvolve 426 cv de potência e 64,8 kgfm de torque, com o mesmo câmbio automático de oito marchas utilizado na versão antiga. Antes, o 5.7 Hemi entregava 400 cv e 56 kgfm.
A substituição do powertrain se deve, principalmente, à adoção de novas normas ambientais. O antigo 5.7 V8 Hemi estava desatualizado e fora da regulamentação dos Estados Unidos. Assim, ele será substituído até nas picapes importadas a outros países, como o Brasil.
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A picape também passará por pequenas mudanças visuais, estreando novos grafismos nos faróis e detalhes cromados na carroceria. Grade frontal e para-choque dianteiro serão substituídos.
No interior, ao menos nos Estados Unidos, a picape atualizada com motor Hurricane não sofreu qualquer alteração. Portanto, espere exatamente o mesmo pacote de equipamentos da Ram 1500 atual no Brasil.
O motor 5.7 V8 da família Hemi é um dos mais longevos da Stellantis. Foi apresentado em 2003 para equipar as picapes da Ram (na época ainda chamada de Dodge Ram) e chegou a aparecer até no Jeep Grand Cherokee. Em 2009, foi atualizado, recebendo sincronização de válvulas variável.
A descontinuação do motor Hemi coloca fim a uma história de mais de 20 anos. No Brasil, este powertrain ainda equipa a Ram Classic R/T, lançada em edição limitada a 100 unidades para marcar sua despedida definitiva.
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Fonte: direitonews