O presidente Biden declarou na sexta-feira, após o ex-presidente Donald Trump ser considerado culpado em seu julgamento criminal em Nova York, que “ele terá a oportunidade, como deve ser, de recorrer dessa decisão, assim como todos têm essa oportunidade”.
Biden acrescentou que era “imprudente, perigoso e irresponsável para qualquer um dizer que isso foi manipulado só porque não gostam do veredito”.
Um júri na quinta-feira considerou Trump culpado em todos os 34 casos de falsificação de registros comerciais em primeiro grau.
“O princípio americano de que ninguém está acima da lei foi reafirmado. Donald Trump teve todas as oportunidades para se defender. Foi um caso estadual, não federal. E foi julgado por um júri de 12 cidadãos, 12 americanos, 12 pessoas como você, como milhões de americanos que serviram em júris”, disse Biden na Casa Branca. “Este júri é escolhido da mesma forma que todo júri na América é escolhido. Foi o processo do qual o advogado de Donald Trump fez parte.”
“O júri ouviu cinco semanas de evidências, cinco semanas. E, após uma cuidadosa deliberação, o júri chegou a um veredicto unânime. Eles consideraram Donald Trump culpado em todos os 34 casos de crime grave. Agora, ele terá a oportunidade, como deve ser, de recorrer dessa decisão, assim como todos têm essa oportunidade. É assim que o sistema de justiça americano funciona”, continuou ele.
“E é imprudente, perigoso e irresponsável para qualquer um dizer que isso foi manipulado só porque não gostam do veredicto”, concluiu Biden. “Nosso sistema de justiça tem resistido por quase 250 anos e é literalmente a pedra angular da América. Nosso sistema de justiça, essa justiça deve ser respeitada. E nunca devemos permitir que alguém a destrua. É simples assim. Isso é América. Isso é quem somos. E é isso que sempre seremos, se Deus quiser.”
Biden então falou sobre uma proposta para encerrar a guerra entre Israel e Hamas.
Após essas declarações, repórteres na sala questionaram Biden novamente sobre o veredicto de Trump, mas ele se recusou a responder.
“Senhor presidente, você pode nos dizer, senhor, Donald Trump se refere a si mesmo como um prisioneiro político e culpa você diretamente. Qual é a sua resposta a isso, senhor?” perguntou um repórter a Biden enquanto ele se afastava.
Biden então virou-se e sorriu para a mídia antes de sair da sala.
Enquanto isso, a campanha de Trump alertou Biden na sexta-feira para “se preparar” após o veredicto.
“O desonesto Joe Biden e os democratas confinaram o presidente Trump a uma sala de tribunal por mais de oito horas por dia por mais de seis semanas, e ele ainda está ganhando”, disse a porta-voz da campanha de Trump, Karoline Leavitt, à Fox News. “Agora que ele está completamente de volta à campanha, Biden e os democratas melhor se prepararem.”
Então, em uma coletiva de imprensa na Trump Tower em Nova York, o ex-presidente disse que “queria testemunhar” em seu próprio nome, mas que “a teoria é que você nunca testemunha”.
“É muito importante, muito além de mim”, disse Trump sobre o caso. “E isso não pode ser permitido acontecer com outros presidentes. Nunca deveria ser permitido no futuro. Mas isso vai muito além de mim. Isso é maior que Trump. Isso é maior que eu. Isso é maior que minha presidência”, disse ele.
A campanha de Trump também anunciou na sexta-feira que arrecadou $34,8 milhões em doações das 18h às 0h de quinta-feira, nas horas seguintes à leitura do veredicto.
Eles disseram que a arrecadação foi “quase o dobro do maior dia já registrado para a campanha de Trump na plataforma WinRed” e enfatizaram que os veredictos de culpabilidade “acordaram o movimento MAGA como nunca antes”.
Fonte: gazetabrasil