Segundo dados da Associação de Automóveis de Passageiros da China (CPCA, na sigla em inglês), as exportações de veículos elétricos (VEs) e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram 13 vezes em relação ao ano anterior, para 40.163 unidades em abril, tornando o país o maior mercado de exportação pelo segundo mês consecutivo.
O forte aumento nas exportações para o Brasil, que em janeiro ocupava a décima posição no mercado, vem associado ao remanejamento da produção chinesa que enfrenta uma forte onda protecionista no comércio norte-americano e europeu, fez do país o maior mercado de exportação por dois meses consecutivos, de acordo com a CPCA.
O governo brasileiro, no entanto, vai implementar tarifas sobre VEs e importações de veículos híbridos a partir de julho, para incentivar a produção local de automóveis e estimular a competitividade de mercado.
Segundo a Reuters, diversas montadoras chinesas já começaram a aumentar os investimentos para a produção local no Brasil. A BYD começou a construir um complexo de fabricação para iniciar a produção local até o final deste ano ou início de 2025 e a Great Wall Motor disse que sua fábrica no Brasil iniciaria operações ainda neste mês.
Apesar da posição brasileira, a Rússia deve continuar a liderar mercado de exportação de automóveis da China em números globais, disse o secretário-geral da CPCA, Cui Dongshu.
Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações de automóveis chineses para a Rússia aumentaram 23%, para 268.779 veículos. As exportações para o México e o Brasil aumentaram 27% e 536%, para 148.705 e 106.448, respectivamente, durante o mesmo período.
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Fonte: sputniknewsbrasil