O primeiro dos dois lançamentos do míssil Minuteman programados para esta semana ocorreu na Base da Força Espacial de Vandenberg, em Santa Bárbara, Califórnia, na madrugada de terça-feira (3) para quarta-feira (4).
Um vídeo de 73 segundos divulgado pela base mostrou o lançamento do míssil enquanto ele viajava para a alta atmosfera.
The US carried out a planned test launch of an unarmed Minuteman III intercontinental ballistic missile (ICBM) from Vandenberg Space Force Base on Tuesday, Air Force Global Strike Command announced.
This was the first of two test launches scheduled for this week.… pic.twitter.com/vXOrveYE4j
— Status-6 (Military & Conflict News) (@Archer83Able) June 4, 2024
O veículo de reentrada do ICBM viajou cerca de 6.760 km até o local de testes de defesa de mísseis balísticos Ronald Reagan do Comando de Defesa Espacial e de Mísseis do Exército dos EUA, no atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall.
O coronel Bryan Titus, subcomandante do Space Launch Delta 30, disse que o lançamento “terá um significado imenso” para a defesa nacional e para mostrar a “experiência de nossa equipe dedicada”.
No entanto, o AFGSC sublinhou no comunicado, citado pela revista Newsweek, que tais testes “já ocorreram mais de 300 vezes antes, e esse teste não é o resultado dos atuais acontecimentos mundiais”.
Em novembro passado, um LGM-30G Minuteman III desarmado foi desativado sobre o oceano Pacífico. Na época, o AFGSC afirmou que o lançamento foi encerrado “devido a uma anomalia“, sem dar maiores explicações.
No entanto, a publicação de defesa The War Zone descreveu a falha como “preocupante”, e um observador publicou uma imagem do que parecia ser “uma recuperação incomum na trajetória do míssil” após o lançamento.
Existem cerca de 400 ICBM Minuteman nas bases da Força Aérea dos EUA em Wyoming, Montana e Dakota do Norte, e eles são verificados regularmente.
A Força Aérea dos EUA disse em 2021 que havia abortado outro lançamento de teste de rotina com o míssil ainda no solo por razões não especificadas, enquanto três anos antes, o voo de outro LGM-30G foi encerrado sobre o Pacífico.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil