Reserva Federal: ‘As sanções à Rússia para aumentar o uso do yuan chinês afetam o dólar americano’


É o que disse nesta segunda-feira (20) o membro do conselho da autoridade monetária estadunidense, Christopher Waller.
O presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, fala a repórteres após reunião com o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, no Capitólio dos EUA, em Washington, D.C., em 12 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2024

“O aumento das tensões geopolíticas, as sanções contra a Rússia, os esforços da China para reforçar a utilização do renminbi [yuan] e a fragmentação econômica podem afetar a utilização internacional do dólar, mais visivelmente como reserva de valor e refletida na sua utilização em reservas cambiais oficiais“, cravou Waller.

Os fatores listados também podem ter um impacto no papel do dólar americano como meio de troca, incluindo a sua utilização no comércio, na banca global e nas transações cambiais, acrescentou Waller.
De acordo com dados compilados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), quase 59% das reservas cambiais globais são denominadas em dólares americanos, enquanto quase 88% de todas as transações cambiais também ocorrem em dólares americanos. Apenas um pouco mais de 2% das reservas cambiais globais estão em yuan chinês.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Soja: preços em ascensão no Brasil e EUA aumentam exportações
Próxima Idoso é vítima de leptospirose pós-enchentes no Vale do Taquari