“Estamos monitorando de perto o que está acontecendo no local de testes nucleares norte-americano. É claro que tomamos nota de todas as mensagens públicas que a administração dos EUA divulgou a esse respeito”, disse Ryabkov aos repórteres.
O diplomata sublinhou que enquanto os Estados Unidos não realizassem testes nucleares em grande escala, a Rússia tampouco o faria.
“Mas também tomamos nota dos sinais de que estão considerando desenvolver ainda mais [o arsenal nuclear], incluindo veículos de entrega e ogivas. É um desenvolvimento sério que vamos ter em conta no nosso planejamento”, disse Ryabkov.
A Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia dos EUA disse na semana passada que executou um “experimento subcrítico” em um laboratório subterrâneo de Nevada na última terça-feira (14), a fim de coletar informações que apoiarão a eficácia das ogivas nucleares dos EUA.
O departamento argumentou que o teste era consistente com a moratória sobre testes de explosivos nucleares que os Estados Unidos implementaram em 1992 porque o teste não envolvia uma reação em cadeia supercrítica e autossustentável.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil