A plataforma, criada em 2023, é totalmente online e gratuita e funciona por meio de tópicos nos quais são colocadas dúvidas relacionadas à tributação, legislação e procedimentos fiscais. As dúvidas são esclarecidas por uma equipe do atendimento da Sefaz ou por outros usuários, gerando a interação, debate e troca de conhecimentos.
De acordo com o superintendente de Atendimento ao Contribuinte, Rafael Vieira, o fórum surgiu com o propósito de aprimorar e agilizar o atendimento online existente. Nele, o contribuinte formalizava uma dúvida via sistema fazendário, que ainda passava por uma triagem antes de ser encaminhada a um analista para resposta, o que levava de seis a sete dias. Com a implantação do fórum, o número de registros de atendimentos via sistema reduziu pela metade. Além disso, a informação chega ao contribuinte de forma mais célere e mantendo a eficiência e eficácia.
“Como resultado da adesão à ferramenta, tivemos uma redução nos últimos seis meses de 50 a 60% nos números de tickets abertos, ou seja, caíram pela metade. Desde então, recebemos muitos feedbacks de agradecimentos dos contribuintes”, afirma Vieira.
O fórum também resultou na redução do número de servidores envolvidos nas respostas aos contribuintes, indo de 34 atendes para 13. Isso possibilitou a oferta de novos serviços, como o atendimento virtual por meio do Google Meet para contadores e contabilistas.
É importante ressaltar que a plataforma é mantida e gerenciada por servidores da Sefaz, garantindo, assim, a confiabilidade das informações e o sigilo fiscal do contribuinte. Para isso, todos os atendentes passaram por um treinamento.
Para acessar o fórum, basta que a pessoa utilize um navegador de internet e busque pelo termo “Fórum Sefaz MT” ou acesse o site da Secretaria. Além dele, a Sefaz mantém outros canais de atendimento ao contribuinte, online, telefônico e presencial, que podem ser acessados pelo site www.sefaz.mt.gov.br, na opção Contato e, em seguida, Fale Conosco.
Fonte: odocumento