“A Rússia lançou a modernização em massa [de seus tanques T-72] para a [versão mais recente] T-72B3M a fim de combater a crescente ameaça por parte dos tanques ocidentais na Ucrânia”, disse o colunista.
Segundo Weichert, os T-72B3M modernizados são caracterizados não só pela produção maciça e facilidade de manutenção, mas também pela alta eficiência de combate, o que lhes permite enfrentar os veículos blindados ocidentais. O sistema de blindagem dinâmica Relikt e as novas miras fazem do tanque uma força formidável, ressaltou ele.
De acordo com o jornalista, o T-72B3M é mais uma prova da capacidade dos projetistas russos de desenvolver veículos de combate práticos e produzidos em massa. Os desenvolvedores ocidentais estão muito atrás dos russos.
“Os estadunidenses e seus aliados, infelizmente, escolheram outro caminho. Mais cedo ou mais tarde, as consequências desta escolha vão atingir o Ocidente. Ou talvez já o tenham atingido na Ucrânia”, opina Weichert.
Anteriormente, na véspera do Dia da Vitória, a empresa russa Uralvagonzavod entregou ao Exército do país novos lotes de tanques T-90M Proryv e T-72B3M. Aperfeiçoados com base na experiência de operação em condições de combate, além dos meios de guerra eletrônica e meios de redução de detectabilidade, os novos tanques são equipados com uma blindagem dinâmica completa, bem como “viseiras” antidrone acima da torre.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil