Adolescente morre de ataque cardíaco após participar de desafio com salgadinho picante


Um adolescente de 14 anos morreu de ataque cardíaco após participar de um desafio com salgadinho picante em Massachusetts, nos Estados Unidos. A causa da morte foi confirmada na quinta-feira (16) pelo Gabinete do Examinador Médico Chefe do estado, que informou que Harris Wolobah ingeriu uma alta quantidade de um extrato de pimenta.

O caso aconteceu em 1º de setembro de 2023. Na data, Harris tentou participar do “One Chip Challenge” (desafio de um salgadinho, em tradução livre), que ganhou popularidade nas redes sociais. Ele desmaiou ao comer o salgadinho temperado com as pimentas Carolina Reaper e Naga Viper, e foi levado ao pronto-socorro, onde morreu.

Na época, a família disse Harris era um jogador de basquete saudável sem alergias conhecidas. No laudo de autópsia, contudo, foi descoberto que o adolescente tinha um “coração grande” e um problema cardíaco congênito.

Harris não foi o único jovem a sofrer após ingerir o salgadinho picante, que vinha embalado em uma caixa em forma de caixão. Três estudantes do ensino médio da Califórnia precisaram ser levados ao hospital, enquanto paramédicos foram chamados a uma escola de Minnesota quando sete alunos passaram mal depois de participarem do desafio.

Em comunicado, a Paqui, empresa responsável pelo produto, disse que o salgadinho foi destinado para adultos, com “rotulagem clara destacando que o item não era recomendado para crianças ou pessoas sensíveis a alimentos picantes ou com condições de saúde”. Apesar dos avisos, a empresa decidiu suspender a venda do produto.

“Vimos um aumento de relatos de adolescentes e outros indivíduos que não deram ouvidos a esses avisos. Como resultado, embora o produto seguisse os padrões de segurança alimentar, por precaução, trabalhamos com os varejistas para retirar voluntariamente o produto das prateleiras em setembro de 2023″, disse a companhia.

Salgadinho mega picante

Os chips de tortilha do “One Chip Challenge” foram feitos com duas das pimentas mais fortes do mundo. A pimenta Carolina Reaper está logo abaixo do spray de pimenta na escala Scoville – que mede o grau de ardência das pimentas –, chegando a 2,2 milhões de unidades de calor. A Naga Viper, por sua vez, atinge 1,2 milhão.

Ambos os números são significativamente superiores ao nível de ardência da pimenta jalapeño (5 mil), por exemplo, ou da dedo de moça (1,5 mil). Com isso, os extratos podem irritar a boca e a garganta, assim como causar náuseas, vômitos e dor de estômago. Em doses maiores, as pimentas também podem provocar reações alérgicas, dor no peito, danos ao esôfago e batimentos cardíacos acelerados.

SBT NEWS

Fonte: nortaomt

Anteriores Senado aprova suspensão da dívida do Rio Grande do Sul por 3 anos; texto vai à sanção
Próxima Café/Cepea: Produtores voltam atenções à colheita