O índice Dow Jones superou, nesta quinta-feira, o marco simbólico dos 40.000 pontos na Bolsa de Nova York, impulsionado por investidores que percebem a proximidade de cortes nas taxas de juros.
O principal índice de Wall Street cresceu motivado principalmente por Boeing, 3M e, especialmente, pelo gigante do varejo Walmart, que divulgou resultados melhores do que o esperado.
O mercado havia subido no dia anterior após a notícia de que a inflação estava se moderando.
Na manhã desta quinta-feira, o Dow subiu 106 pontos, 0,3%, para 40.019 pontos. O S&P 500, amplamente seguido pelos fundos indexados, subiu 0,2%. O índice tecnológico Nasdaq também subiu 0,2%.
O Walmart subiu 6,4% após anunciar lucros no último trimestre acima das expectativas dos analistas. Também disse que seus ganhos para o ano podem superar a faixa prevista anteriormente. Isso poderia ser um sinal encorajador para a economia em geral, já que as preocupações aumentaram sobre se os lares americanos podem acompanhar uma inflação ainda alta e pagamentos mais caros com cartão de crédito.
A Target, que apresenta seus resultados trimestrais na próxima semana, também subiu, juntamente com outros varejistas como o Dollar General.
A Chubb subiu 5,5% depois que a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, revelou que havia criado uma participação na seguradora.
Os relatórios de lucros acima do esperado foram uma das principais razões pelas quais os índices de ações dos EUA subiram em maio, atingindo recordes após um abril difícil.
Outro motivo foi a reavivamento das esperanças de que o Federal Reserve possa cortar sua principal taxa de juros pelo menos uma ou duas vezes este ano.
Uma série de relatórios sobre inflação pior do que o esperado no início do ano havia colocado em perigo a possibilidade de tais cortes, mas desde então alguns dados mais encorajadores chegaram.
Os rendimentos dos títulos do Tesouro diminuíram em maio, aumentando as esperanças de que a economia possa atingir o ponto ótimo esperado, no qual se esfria o suficiente para conter uma inflação alta, mas não tanto a ponto de provocar uma recessão grave. Os rendimentos permaneceram relativamente estáveis na quinta-feira após alguns dados mistos sobre a economia.
Um relatório mostrou que na semana passada mais trabalhadores do que os esperados pelos economistas solicitaram benefícios de desemprego, embora o número ainda seja baixo em comparação com a história. Outros dados indicaram que os construtores de casas iniciaram menos projetos no mês passado do que o esperado, que o crescimento do setor manufatureiro na região do Atlântico Médio foi mais fraco do que o esperado e que os preços das importações subiram mais do que o previsto.
O rendimento do Tesouro de 10 anos permaneceu estável em 4,35%. O rendimento de dois anos, que se move mais próximo das expectativas de ação do Federal Reserve, subiu para 4,77% de 4,72% no final da quarta-feira.
Do lado perdedor de Wall Street, a Deere caiu 2,2% apesar de apresentar lucros no último trimestre melhores do que o esperado. Ela reduziu sua previsão de lucros para o ano fiscal abaixo das estimativas dos analistas, já que os agricultores compram menos tratores e outros equipamentos.
A GameStop e a AMC Entertainment também caíram pelo segundo dia consecutivo, se distanciando ainda mais de seus surpreendentes começos de semana. Elas têm se movido mais pelo entusiasmo dos investidores do que pelas mudanças em suas perspectivas financeiras.
A GameStop caiu 18%, embora ainda esteja subindo 85% na semana até agora. A AMC Entertainment perdeu 9,8%.
Nos mercados de ações estrangeiros, os índices caíram ligeiramente na maior parte da Europa, depois de subirem principalmente na Ásia. O Hang Seng de Hong Kong subiu 1,6% após a reabertura após um feriado, enquanto o Nikkei 225 do Japão subiu 1,4%.
Fonte: gazetabrasil