Premiê eslovaco, Robert Fico sofre hemorragia abdominal após tentativa de assassinato, diz mídia


O primeiro-ministro sofreu uma tentativa de assassinato, confirmou o Ministério do Interior eslovaco. Ele foi levado ao hospital em Bratislava de helicóptero. Há poucos momentos foi reportado que o premiê está em estado crítico e divulgado que o atacante do premiê foi Juraj Cintula, escritor eslovaco de 71 anos, disse a TV Markiza.
O escritor é conhecido como apoiador do partido de oposição pró-ocidental Eslováquia Progressista.
Quatro tiros teriam sido ouvidos após uma reunião de governo na cidade de Handlova, a 190 km da capital. Um dos disparos atingiu o premiê no abdômen, disse a rede de TV TA3.
Segundo testemunhas, Robert Fico aproximou-se das pessoas que o acolheram, tendo sido esse momento dos disparos. Depois disso, o premiê caiu no chão.
Relata-se que o local foi cercado e o suposto atirador neutralizado pela polícia. Imagens das redes mostram o momento da detenção do atirador.
A presidente do país, Zuzana Caputova, condenou em nota no X (antigo Twitter) o “brutal” ataque sofrido por Fico, e lhe desejou uma pronta recuperação.
O premiê da Hungria, Viktor Orbán, disse estar “profundamente chocado” com o “ataque hediondo” ao primeiro-ministro eslovaco.
Robert Fico prometeu parar de entregar a Ucrânia armas dos armazéns de suas próprias tropas e que o apoio militar ocidental não tem sentido e só multiplica as vítimas do conflito, declarando que a Eslováquia não apoiará a adesão ucraniana à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) visto que considera tal ação “o maior absurdo”.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Comissão de Saúde aprova política de assistência à saúde na rede pública de ensino
Próxima Após demissão de Prates, Petrobras perde R$ 35,3 bilhões em valor de mercado em 2 horas