Galvan deixa Aprosoja Brasil e novo presidente tem discurso conciliador em relação ao governo Lula


Conteúdo/ODOC – O produtor rural de Mato Grosso e ex-candidato ao Senado, Antonio Galvan, deixou o comando da Aprosoja Brasil, principal associação que representa os produtores de soja e milho do país, e agora em maio o sojicultor de Tocantins Maurício Buffon assumiu a entidade com discurso de reconstruir pontes com o Governo Federal, sob comando do presidente Lula.

Diferente do antecessor bolsonarista de carteirinha e apontado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) como um dos principais articuladores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o novo presidente da Aprosoja destacou que sua gestão vai manter uma boa interlocução com diversos atores públicos e privados para buscar soluções para os principais desafios enfrentados pelos produtores.

“A Aprosoja Brasil estará presente em todas as mesas de negociação sempre fazendo uma defesa firme dos agricultores com ganhos para o setor produtivo. O presidente é uma pessoa que leva aos estados a estratégia da entidade ao mesmo tempo em que é um ouvidor das demandas”, destacou Buffon durante sua posse.

Mais do que nunca, os produtores de grãos estão em busca de subsídios do governo federal para socorrê-los devido a crise climática, que trouxe seca para o Centro-Oeste e excesso de chuvas no Sul do país. Somente em Mato Grosso, a Aprosoja espera um socorro financeiro de R$ 500 milhões.

Para efeito de comparação, o valor pedido para atender cerca de 8 mil produtores associados na Aprosoja de Mato Grosso equivale a três meses de pagamento do Bolsa Família atendendo 262.826 famílias mato-grossenses com valor médio de R$ 694,20.

Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja deve cair 4,5% no país e em 15,8% em relação a 2023, quando foi registrada safra recorde de grãos.

O presidente da Aprosoja de Mato Grosso, Lucas Beber, assumiu a vice-presidência da associação nacional e destaca que o novo presidente vai defender os interesses dos produtores, mas com bom diálogo e abrindo as portas. “Acima de tudo, defende as bandeiras dos produtores de soja. Então, o produtor, pode ficar descansado, que o Maurício fará um excelente trabalho”, afirmou.

Fonte: odocumento

Anteriores Senado aprova suspensão da dívida do RS por 3 anos; projeto segue para sanção de Lula
Próxima Polícia desmantela acampamento contra Israel e prende manifestantes em universidade do Canadá