Na sexta-feira (10), o Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), efetuou o repasse de um auxílio financeiro no valor de R$ 50 milhões ao Rio Grande do Sul, destinado a colaborar com as obras de reconstrução do estado gaúcho. A ação foi respaldada pela Lei nº 12.510.
Os recursos utilizados para esse repasse foram provenientes do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), que recebe contribuições do setor produtivo. Mauro Mendes destacou a importância histórica da solidariedade entre os estados, enfatizando a relevância da ajuda mútua em momentos de crise: “Mato Grosso tem sua história construída com o apoio de muitos gaúchos que nos ajudaram a desenvolver nosso Estado e agora esperamos que esse auxílio financeiro possa ajudar o Rio Grande do Sul a se recuperar dessa enorme tragédia, devolvendo a dignidade à sua população”.
Durante a comunicação do repasse, o Governador expressou sua solidariedade aos gaúchos, ressaltando que a doação contou com o apoio unânime dos produtores rurais de Mato Grosso, muitos dos quais têm origem gaúcha: “Que Deus abençoe vocês. Nós estamos muito consternados, muito impactados com essa tragédia e eu espero que Deus, acima de tudo, possa abençoar vocês. E eu tenho certeza que o Rio Grande do Sul, que é um grande estado da nação brasileira, vai mostrar toda a sua força, toda a sua capacidade e vai se recuperar.”
Mauro Mendes enfatizou ainda a importância da contribuição dos produtores rurais de Mato Grosso para essa doação, destacando que a decisão foi unânime entre eles: “Nós vamos doar 50 milhões de reais para ajudar aí vocês na reconstrução do estado. Todos que puderem ajudar, acho que devem. Ajudar nesse momento, nossos irmãos gaúchos”.
O Governador gaúcho, Eduardo Leite, agradeceu o gesto e enfatizou a necessidade de transparência na utilização dos recursos.
“Estou pedindo para criar uma conta específica desse recurso, para poder mostrar depois para o povo do Mato Grosso com toda a clareza onde é que foi o recurso, o que foi feito. Porque é um gesto generoso, mas também de uma grande responsabilidade para vocês”.
Além do auxílio financeiro, o Governo de Mato Grosso tem prestado apoio ao Rio Grande do Sul desde o dia 3 de maio, enviando equipes especializadas das forças de segurança e equipamentos. O Estado também foi autor da proposta ao Conselho Nacional de Política Fazendária para a criação de um corredor humanitário, dispensando a obrigatoriedade de apresentação de nota fiscal para o transporte de mercadorias destinadas como doação ao Rio Grande do Sul, e abriu quatro pontos para coleta de doações de roupas e alimentos em Cuiabá e Várzea Grande.
Fonte: gazetabrasil