A Stellantis acaba de confirmar a chegada da chinesa Leapmotor no Brasil a partir do quarto semestre de 2024. O grupo, dono das marcas Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, vai liderar a joint venture chamada de Leapmotor International fora da China. Os carros elétricos T03 e C10 serão os primeiros a serem lançados, seguidos por pelo menos um novo modelo a cada ano nos próximos três anos.
O início das operações será feito na Europa (França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Bélgica, Grécia e Romênia) a partir de setembro deste ano. O plano é estabelecer pelo menos 200 pontos de venda no continente até o final de 2024. Depois, a ideia é expandir o mercado para o Oriente Médio e África (Turquia, Israel e países franceses no exterior), Índia e Ásia-Pacífico (Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Malásia e Índia) e América do Sul (Brasil e Chile).
“A criação da Leapmotor International é um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos BEV de última geração que vão competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados em todo o mundo. Aproveitando a nossa presença global, em breve seremos capazes de oferecer aos nossos clientes veículos elétricos com preços competitivos e centrados na tecnologia“, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
Vale lembrar que, em outubro de 2023, as duas empresas já haviam anunciado que a Stellantis investiria cerca de 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 8,3 bilhões em conversão direta) para adquirir aproximadamente 20% da Leapmotor.
O acordo também previu justamente a criação da Leapmotor International, com direitos exclusivos para exportação, venda e fabricação de produtos da marca fora da China. Mais do que isso, a Stellantis também terá acesso à plataforma Leap 3.0, a mesma do C10, para seus próprios modelos.
O C10, já registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), é o primeiro carro global da marca. O SUV grande tem 4,74 metros de comprimento — tamanho semelhante ao de um Jeep Commander —, 2,83 m de entre-eixos e 1,90 m de largura.
Na China, são três versões. Todas são equipadas com um motor elétrico de 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. O que muda é o tamanho da bateria, que pode ser de 52,9 kWh para um alcance de 410 km no ciclo chinês, ou de 69,9 kWh com alcance de 530 km.
Por fim, há ainda uma opção de autonomia estendida que traz um motor 1.5 aspirado de 95 cv para atuar como gerador. Nesse caso, a bateria menor, de 28,4 kWh, garante 210 km no modo elétrico, mas alcance total de até 1.190 km.
O carro mais barato da Leapmotor é o T03, um subcompacto de 3,62 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos, mesmo porte de um Renault Kwid. No Brasil, o modelo deve ser rival do Dolphin Mini, elétrico mais vendido do país.
Com motor elétrico de 95 cv de potência, o T03 tem até 265 km de autonomia no ciclo europeu. Já o interior tem quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e central multimídia de 10,1″. Entre os equipamentos, há alerta de mudança de faixa e frenagem de emergência.
A Leapmotor também tem outros dois carros no portfólio. O primeiro é um sedã executivo de 5,05 metros de comprimento. Já o C11 é um SUV de medidas similares às do C10. São 4,75 m de comprimento e 2,93 m de entre-eixos. No interior da dupla, uma cabine de luxo oferece três telas para quem viaja na frente: duas de 10,25 polegadas e uma central multimídia de 12″.
Eles também combinam uma série opções de baterias e motores, com potência variando de 272 cv a 544 cv e baterias que vão de 62,8 kWh a 90 kWh. Assim, a autonomia também vai de 216 km a 717 km, no sempre generoso padrão chinês.
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Fonte: direitonews