A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (FICCO/PE) iniciou nesta manhã de terça-feira (14) a Operação Pertinaz, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa armada que atua em pelo menos 14 cidades dos estados de Pernambuco e Paraíba.
Esta organização é especializada em tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro, entre outros crimes correlacionados.
Entre os alvos da operação estão três grandes fornecedores de entorpecentes, 15 gerentes das atividades ilícitas e outras pessoas envolvidas nas operações logísticas e financeiras da organização criminosa.
Devido à alta periculosidade desses indivíduos, que operam com violência para garantir suas atividades ilícitas, os resultados da Operação Pertinaz terão um impacto significativo na segurança pública local, especialmente no combate ao fornecimento e distribuição de drogas na região metropolitana de Recife.
Um total de 328 agentes de segurança pública das forças integradas estão executando 54 mandados de busca e apreensão, bem como 31 mandados de prisão preventiva emitidos pela 1ª Vara da Comarca de Camaragibe/PE. As ações ocorrem em municípios como Camaragibe, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu/PE, além de João Pessoa/PB.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado– FICCO/PE é composta pela Polícia Federal, Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (incluindo Polícias Civil e Militar), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (com a Polícia Penal) e Polícia Rodoviária Federal.
A criação da FICCO/PE foi resultado de um Acordo de Cooperação Técnica assinado em 2022, visando a atuação conjunta na repressão à criminalidade violenta, com compartilhamento de informações e recursos entre os órgãos participantes.
Fonte: gazetabrasil