Lula anuncia volta ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e novas medidas para pessoas físicas


“Quero anunciar uma série de medidas para as pessoas físicas, para que as pessoas que perderam suas coisas, que precisam comprar algo, recebam um recurso da União para que possam começar a repor parte daquilo que perderam”, disse ele em reunião virtual com o governador Eduardo Leite (PSDB), que suspendeu participação presencial em Brasília após a volta das chuvas.

Lula adiou a viagem que tinha agendada ao Chile nos dias 17 e 18, por causa tempestades que deixaram cerca de 85% do Rio Grande do Sul debaixo d’água, 147 mortos, 127 desaparecidos e cerca de 700 mil desabrigados e desalojados, segundo a Defesa Civil gaúcha.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na reunião que o estado gaúcho vai poder suspender o pagamento de sua dívida pública com a União por três anos. Ao final deste período, de acordo com o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, os juros que incidiriam sobre o estoque dessa dívida não serão cobrados.
Segundo Haddad, a medida vai gerar economia de R$ 11 bilhões, que poderão ser direcionados pelo governo gaúcho para investimentos na reconstrução da infraestrutura destruída pelos alagamentos.

Reunião ministerial extraordinária sobre RS

Também nesta segunda-feira, em reunião ministerial extraordinária, o presidente e os 38 ministros discutiram ações para amenizar os estragos e ajudar a população do Rio Grande do Sul.
“Teremos mais um anúncio para as concessões de benefícios das pessoas físicas, depois o que nós vamos continuar fazendo, recuperação de estrada, questão de energia, telecomunicações, saúde, educação, portos, aeroportos, é uma infinidade de problemas que a gente vai ter que cuidar e que não é uma coisa de curto prazo, é uma coisa de médio, eu diria até quase longo prazo”, declarou Lula.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, até 19h, 450 municípios estavam afetados pelos efeitos das chuvas. O trabalho integrado das Forças de Segurança federal, estadual, municipal e de voluntários resultou em 76,4 mil salvamentos de pessoas e 10,8 mil animais.
Ainda segundo a Defesa Civil, amanhã e quarta-feira não são esperadas precipitações expressivas no estado, mas devem continuar as baixas temperaturas.
Entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17) estão previstas novas precipitações no norte, com volumes inferiores aos registrados no último final de semana, “mas ainda significativos”.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Brown acha que Norris ganhou confiança após superar Ricciardo na McLaren
Próxima Prefeitos de cidades do RS estimam prejuízos de R$ 7,5 bilhões por enchentes