A Red Bull desistiu de seus esforços para convencer a FIA, a conceder ao atual piloto da Indy, Colton Herta, uma isenção para ele obter a superlicença que permitiria ao americano correr na F1 com a AlphaTauri em 2023, mesmo sem ter os pontos necessários.
Enquanto alguns rivais da Red Bull, como a Ferrari e a Mercedes, foram contra a FIA conceder uma exceção para Herta, uma postura também adotada pelo CEO da F1, Stefano Domenicali, o órgão regulador disse que iria analisar o caso do jovem piloto americano e decidiria sobre a questão, antes do GP da Itália do último final de semana.
Mas nenhuma decisão oficial foi anunciada, e a Red Bull abandonou seus esforços para colocar um piloto americano na F1, segundo o consultor da equipe, Helmut Marko.
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“É uma pena que as pessoas não percebam o valor que um piloto americano, especialmente um cara como Colton Herta, teria para o mercado americano em expansão, especialmente com três corridas de F1 lá (em 2023)”, disse Marko ao site alemão Motorsport-Total.
A contagem atual de pontos da superlicença de Herta é de 32, ou seja, 08 pontos a menos do que os 40 pontos necessários para se qualificar para correr na F1.
Para ajudar sua causa com a FIA, o atual piloto da Andretti Autosport na Indy, foi escalado para um teste privado com a Alpine na próxima semana na Hungria, junto com outros três pilotos. Mas agora esse teste para Herta também foi descartado.
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O tempo para a questão da superlicença tornou-se apertado para Herta, já que a Andretti Autosport, também queria definir seus planos para 2023 na IndyCar.
Esperar por uma decisão oficial da FIA, colocou Herta em risco de perder sua participação na Indy, sem garantias de que ele acabaria correndo pela AlphaTauri na F1, ou seja, ele poderia simplesmente não correr em nenhum lugar no próximo ano.
A decisão da Red Bull em abandonar seu plano com Herta para 2023, praticamente confirma a vaga de Pierre Gasly na AlphaTauri.
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No entanto, o Motorsport-Total, acredita que Gasly ainda pode se mudar para a Alpine, se a Red Bull encontrar um substituto adequado para o francês.
Caso contrário, Gasly vai permanecer na AlphaTauri pela quarta temporada consecutiva, enquanto a Alpine continuará analisando suas opções de candidatos para substituir Fernando Alonso na equipe.
Como parte de seu processo de avaliação de pilotos, a Alpine está programada para realizar um teste na Hungria na próxima semana, com a sensação do GP da Itália, Nyck de Vries, o reserva da Ferrari, Antonio Giovinazzi, e o membro da Alpine Academy, Liam Lawson.
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Se não ocorrer nenhuma reviravolta na questão da superlicença para Colton Herta, o cenário atual permanece inalterado, com o americano correndo na Indy em 2023, enquanto as vagas restantes na F1 continuam sendo extremamente disputadas por alguns pilotos.