A quarta geração do Fiat Panda será apresentada na Europa no dia 11 de julho, mesmo dia em que a Fiat fará 125 anos de história. O compacto é um dos modelos mais importantes da marca. Por isso, merece destaque na efeméride, mas também terá importância para nós brasileiros.
Este novo Panda, que atende pelo codinome de projeto F1H ou 328, segundo o Instagram @fiatpanda328, dará origem a uma nova família de carros aqui no Brasil, que pode substituir modelos como Argo e até Strada. Aliás, o nome Uno deve voltar a ser usado fora da Itália devido ao estilo do novo carro.
De acordo com a publicação, novo Panda será feito na Sérvia com visual muito próximo ao dos conceitos revelados em fevereiro. Desta forma, terá um desenho mais quadrado e estilo retrô-futurista. Será uma homenagem à primeira geração do compacto italiano, que também teve seu padrão visual no Brasil com o Uno lançado em 1984, por isso uma possível volta ao nome.
Segundo a página dedicada ao Fiat Panda no Instagram, depois da Sérvia, o compacto será fabricado na Argélia e no Brasil a partir de 2026. Diz até que o desenvolvimento do F1H é um esforço global, envolvendo engenheiros e designers do Brasil e da Itália.
Cada local terá um desenvolvimento tendo versões elétricas, híbridas ou somente a combustão. O novo Panda será feito sobre a plataforma STLA-Small, evolução da CMP que dá origem ao Peugeot 208. Além disso, será o primeiro produto sobre essa base feito em Betim. Da plataforma também sairá o Jeep Avenger, sucessor do Jeep Renegade.
Junto com o conceito do Panda, em fevereiro, a marca mostrou algumas ideias de como seria um SUV compacto cupê e uma picape na mesma família. Simplificados, é claro, darão origem às novas gerações de Pulse, Fastback e Strada. Os projetos são chamados de F2U e F2X, mas serão apresentados mais para o final da década.
O visual futurista se dá nas lanternas e faróis com pontos de LED, mas formando linhas retas como nos anos 1980. Trata-se de um conceito que, segundo a marca, prioriza o conceito do “menos é mais”. Para isso, reduz peças consideradas redundantes como cromo, ligas, couro e espumas.
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Fonte: direitonews