Entrou em vigor nesta quarta-feira (08) o novo teto da taxa de juros de 1,68% ao mês para empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS. A medida havia sido aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), ligado ao Governo Lula, em 24 de abril.
O limite para empréstimos com desconto em folha registrou uma queda de 0,04 ponto percentual em relação ao teto anterior, que era de 1,72% ao mês. Para o cartão de crédito consignado, a redução foi de 2,61% para 2,55% ao mês.
O empréstimo consignado é uma opção disponível para aqueles que recebem aposentadoria ou pensão em conta-corrente. Por ser descontado diretamente na folha de pagamento, é uma alternativa de crédito acessível, com taxas de juros mais baixas.
De acordo com informações do Ministério da Previdência Social, essa redução segue a tendência de diminuição da taxa básica de juros da economia, a Selic, estabelecida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano, mas uma nova taxa será anunciada após a reunião do Copom nesta quarta-feira (8).
Esta é a sétima vez que ocorre um ajuste desde março de 2023, quando houve uma modificação no limite para empréstimos com desconto em folha, reduzindo-o de 2,14% para 1,97% ao mês, em um acordo entre o governo federal e as instituições bancárias.
A partir de agora, os bancos e outras instituições financeiras estão proibidos de oferecer empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos estabelecidos.
Fonte: gazetabrasil