O GP de Miami de Fórmula 1 não foi tranquilo para Max Verstappen, que venceu a corrida Sprint e conquistou a pole position para o GP de domingo.
No domingo, Lando Norris se beneficiou da entrada do safety car para assumir a liderança da prova após realizar seu único pit stop. O piloto da McLaren aproveitou a situação e conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1.
Os problemas de Verstappen ajudaram Norris. O atual campeão quase foi tirado da corrida na largada pelo companheiro de equipe Sergio Perez, e sofreu um pqequeno dano no difusor antes de cometer um erro na volta 21. O holandês passou reto na curva 14, o que resultou em danos no assoalho do carro.
“Ele bateu na proteção na volta 20 e isso causou bastante estrago na parte inferior do carro”, disse o chefe de equipe Christian Horner. “Vamos ter que analisar exatamente quais foram os efeitos disso. Mas ele tinha ritmo suficiente naquele momento, estava abrindo vantagem para Oscar (Piastri) e Lando antes de sofrer o dano.”
A grande questão é: o quanto esse dano realmente atrapalhou Verstappen? Durante a corrida, foi possível ouvir pelo rádio seu engenheiro Gianpiero Lambiase, informando o piloto que ele estava perdendo tempo para Norris principalmente na curva 1.
Horner confirmou isso após a prova. “Ele perdeu dois décimos e meio por volta na curva 1. Agora, se isso foi por causa do dano, acho que quando você vê as imagens do que estava faltando, percebe que não era para ser assim.”
Analisando imagens em close-up, ficou claro que Verstappen realmente tinha um pequeno buraco no assoalho. Ele saltou sobre a zebra após o erro, o que resultou na quebra de uma pequena peça de carbono.
Com o regulamento atual de efeito solo, o assoalho é crucial para gerar pressão aerodinâmica, então não há dúvida de que Verstappen perdeu velocidade.
Verstappen perdeu, em média, três décimos por volta com pneus mais usados, o que pode ser atribuído quase inteiramente à curva 1. É claro, Norris também estava um pouco mais rápido em outras áreas, mas talvez a disputa tivesse sido mais emocionante se o piloto da Red Bull não tivesse cometido esse erro.
Fonte: f1mania