Deputada propõe benefícios emergenciais para ajudar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


A deputada Coronel Fernanda (PL-MT) apresentou, nesta terça-feira (7), na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL1618/2024) com o objetivo de conceder benefícios para pessoas físicas e jurídicas afetadas pelas enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul. Entre outros pontos, a proposta visa fornecer medidas de alívio financeiro e suporte estrutural para auxiliar na reconstrução dos municípios atingidos.

Entre os principais pontos do projeto, destacam-se a suspensão de parcelas de empréstimos e financiamentos por 12 meses, sem cobrança de juros, para pessoas físicas e empresas domiciliadas nos municípios afetados. “Além disso, a iniciativa prevê a liberação imediata do saque do FGTS para os moradores das regiões atingidas, visando fornecer suporte financeiro durante a crise,” disse a deputada Coronel Fernanda.

Outra medida importante é a prorrogação do pagamento de Impostos Federais referentes ao ano de 2024 para todos os contribuintes domiciliados nas áreas afetadas, com a possibilidade de diluição do pagamento em até 5 anos.

“O projeto de lei representa uma iniciativa importante para fornecer assistência emergencial e facilitar a reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul,” disse.

A proposta também estabelece ainda a responsabilidade das instituições financeiras em analisar os contratos vigentes e fornecer suporte financeiro durante a crise, incluindo a inclusão de cláusulas relacionadas a desastres naturais em novos contratos.

“As medidas propostas visam aliviar o fardo financeiro sobre as pessoas e empresas afetadas, permitindo que se concentrem na recuperação e reconstrução de suas vidas e negócios,” destacou a deputada afirmando que “é fundamental também que o governo federal reconheça a urgência da situação e demonstre solidariedade e comprometimento com a recuperação da região.”

O projeto aguarda ser despachado pela mesa diretora da Casa para, em seguida, ser despachado pela Secretária-Geral da Mesa (SGM) às comissões temáticas competentes.

Fonte: odocumento

Anteriores Vereador diz que Presidência atua para que Comissão Processante não seja anulada
Próxima Assembleia Legislativa presta homenagem aos 41 anos da AMM