A AMAGGI vai utilizar o biodiesel B100 em sua frota fluvial. Ainda em fase de testes, a companhia conseguiu a primeira autorização do país para uso do biocombustível em uma embarcação. A permissão foi concedida nessa quinta-feira (11) pela Diretoria da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e marca mais uma etapa rumo à descarbonização das operações da empresa, um de seus principais compromissos de combate a mudanças climáticas.
A autorização da ANP para uso experimental de biodiesel B100 foi concedida para uma viagem específica, com informações definidas quanto a origem e destino, bem como a quantidade de biocombustível necessário. No caso, o deslocamento será entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara (AM), percorrendo os rios Madeira e Amazonas, com consumo de 150 mil litros de biodiesel.
O teste na frota fluvial da AMAGGI deve acontecer nos próximos dias e evidencia o pioneirismo da empresa na utilização de combustíveis sustentáveis em suas operações. Após a realização do teste, de posse dos dados de consumo e eficiência, a AMAGGI deverá solicitar a anuência da ANP para o uso contínuo do biocombustível.
Recentemente, a companhia brasileira informou que terá a primeira fazenda a usar o B100 em 100% de seus maquinários agrícolas. Além disso, investiu em sua frota de caminhões, adquirindo 100 veículos totalmente prontos para rodar com o combustível sustentável.
A AMAGGI tem compromisso de chegar à emissão líquida zero até 2050, por meio de estratégias de descarbonização até 2035. Uma das ações rumo a esse objetivo é o uso do biodiesel, menos poluente que os demais combustíveis.
Fábrica de biodiesel
O B100 utilizado pela AMAGGI é proveniente da fábrica de biodiesel da companhia. A planta fica em Lucas do Rio Verde (MT), na área onde a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos e de onde sai a matéria-prima para a fabricação do biocombustível.
Biodegradável e sustentável, o biodiesel é um tipo de combustível produzido a partir de fontes renováveis – no caso da AMAGGI, o óleo de soja. Seu uso está associado à diminuição de emissão de gases de efeito estufa, quando comparado ao uso de combustíveis fósseis, como diesel e gasolina.
Fonte: noticiasagricolas