Aposentadoria de Federer abre passagem para o brilho de novos talentos


federer-aposentadoria

Seguindo o mesmo caminho de Serene Williams, que se aposentou após disputar seu último US Open, Roger Federer anunciou nessa quinta-feira (15/9) que vai se despedir das quadras. Aos 41 anos, o tenista suíço revelou vai encerrar a carreira após disputar o Laver Cup, que começa no dia 23 de setembro.

Por conta das diversas lesões, Federer já não estava na briga pelos principais títulos, diferente de seus principais rivais: Novak Djokovic e Rafael Nadal, que apesar das dificuldades recentes, vez ou outra ainda brigam por títulos. E fica o questionamento: quem pode suceder os grandes astros do tênis nesta nova fase da modalidade?

 

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

0

Carlos Alcaráz

Com a conquista do US Open no último domingo (11/9), o espanhol Carlos Alcaráz foi campeão do seu primeiro título de Grand Slam e se tornou o 1º colocado do ranking mundial na modalidade com apenas 19 anos. O feito comprova a qualidade do tenista, que tem um estilo semelhante ao de Rafael Nadal, que alia uma qualidade técnica apurada com uma força física acima da média.

Em seu Twitter, Alcaráz fez questão de homenagear Federer pouco tempo após o anúncia de que largaria a raquete.

 

“Roger tem sido um dos meus ídolos e uma fonte de inspiração!  Obrigado por tudo que tem feito pelo nosso esporte! Ainda quero brincar com você!  Desejo-lhe toda a sorte do mundo para o que vem a seguir!”, escreveu o espanhol.

Casper Ruud

O norueguês de 23 anos ficou com o vice-campeonato do último US Open, sendo derrotado na grande final para Alcaráz. No entanto, Ruud vem se consolidando no circuito mundial e pode figurar entre os principais esportistas pelos próximos anos.  Apesar da derrota no Grand Slam, Casper é agora o 2º no ranking mundial.

Assim como Alcaraz, Ruud foi outro que prestou sua homenagem para Federer.

 

Daniil Medvedev

Medvedev não é mais uma promessa do tênis e, sim, uma realidade. Recentemente o russo atingiu a 1ª posição do ranking. Por ter sido eliminado nas oitavas de final do US Open deste ano para Nick Kirgyos, o tenista de 26 anos viu o topo da classificação escapando de suas mãos.

No ano passado o panorama foi bem diferente.  O russo venceu Novak Djokovic na final e ficou com o título do torneio disputado nos Estados Unidos, mostrando seu poder diante de um dos melhores tenistas em atividade.

Alexander Zverev

Atual 5º colocado no ranking, Alexander Zverev terminou o ano passado com muitos motivos para comemorar. Além de levar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio depois de bater Karen Kachanov, o alemão ainda venceu outros cinco títulos ao longo do ano.

O alemão também fez questão de reverenciar todo o legado de Federer.

 

Anteriores Reino Unido explora tragédia nacional para seus objetivos geopolíticos, comenta Kremlin
Próxima “Não me sinto da Globo”, diz Humberto Martins, o Guerra de Travessia