Por Rajendra Jadhav e Ashitha Shivaprasad
MUMBAI (Reuters) – As importações de óleo de palma pela Índia em março caíram para seu nível mais baixo em 10 meses, uma vez que os preços mais altos levaram as refinarias a substituir o óleo de palma por óleo de girassol, produto cujas importações atingiram o segundo maior nível já registrado, disse um importante órgão comercial.
A redução das compras de óleo de palma pela Índia, o maior importador mundial de óleos vegetais, pode limitar a recuperação dos futuros de referência na Malásia, que estão sendo negociados perto da máxima em um ano.
O aumento das compras de óleo de girassol, por sua vez, ajudará a reduzir os estoques do produto na região do Mar Negro.
As importações de óleo de palma caíram cerca de 2,5% em março em relação ao mês anterior, ficando em 485.354 toneladas, o menor valor desde maio de 2023, informou a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA) em um comunicado na quinta-feira.
A queda dos estoques de óleo de palma nos países produtores elevou os preços, fazendo com que os compradores indianos trocassem o óleo de palma pelo óleo de girassol, disse à Reuters B.V. Mehta, diretor executivo da SEA.
As importações de óleo de girassol no mês aumentaram cerca de 50%, chegando a 445.723 toneladas, o segundo maior volume já registrado, informou a SEA.
As importações de óleo de palma bruto (CPO) são oferecidas a cerca de 1.040 dólares a tonelada, incluindo custo, seguro e frete (CIF), na Índia para entrega em maio, enquanto o óleo de soja e o óleo de girassol são oferecidos a cerca de 1.015 dólares e 975 dólares a tonelada, respectivamente, segundo negociantes.
As importações de óleo de soja em março aumentaram 26,4%, para 218.604 toneladas, em relação ao mês anterior, e ficaram muito abaixo da média mensal de importações de 306.000 toneladas observada no último ano comercial encerrado em 31 de outubro.
O aumento das importações de óleo de girassol e de óleo de soja elevou o total das importações de óleo vegetal da Índia em março para o nível mais alto em seis meses, para 1,149 milhão de toneladas, 18,8% a mais do que no mês anterior, segundo os dados.
A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.
(Reportagem de Rajendra Jadhav, em Mumbai, e Ashitha Shivaprasad, em Bengaluru)
((Tradução Redação São Paulo))
REUTERS LF
Fonte: noticiasagricolas