Depois de aparecer diante de vários jornalistas no Porto de Vitória (ES), o novo BYD Tan enfim chegará às lojas no fim deste mês. Autoesporte apurou que o SUV elétrico de sete lugares será apresentado à rede de concessionárias da marca em 22 de abril. Para o público, o lançamento deve ocorrer alguns dias depois.
Lançado como linha 2025, o novo BYD Tan deve manter um posicionamento de preço perto de R$ 500 mil, sendo vendido como o modelo mais caro da fabricante chinesa em sua operação no Brasil. O facelift será simples externamente, mas com mudanças importantes no acabamento interno, lista de equipamentos e na capacidade das baterias.
A atualização visual incluirá um novo para-choque dianteiro com grade fechada na parte superior e dotada de apenas uma pequena tomada de ar inferior. Assim, seu desenho ficará mais próximo ao do sedã grande Han, deixando mais claro que se trata de um veículo elétrico e não híbrido. Na traseira, mudanças nos arranjos internos dos LEDs das lanternas, formando “ondas”, ao estilo Dolphin, e nos recortes do para-choque. Novas rodas de liga leve aro 21 compõem as laterais.
Mecanicamente, o novo Tan deve estrear um sistema de suspensão com amortecedores adaptativos. Na cabine, as mudanças estão restritas aos revestimentos, pois tanto o formato do painel quanto a tela de 15,6 polegadas são os mesmos. Contudo, a central multimídia deve receber atualizações e passar a aceitar Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Já o conjunto de baterias de íons de lítio do composto LFP (lítio-ferro-fosfato) do tipo Blade, à prova de fogo, terá a capacidade aumentada de 86,4 kWh para 108,8 kWh. Assim, a autonomia do SUV elétrico deve chegar a 400 km na homologação do Inmetro. Atualmente, oferece 309 km oficiais de alcance no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Com isso, a capacidade de recarga também deve aumentar, dos 110 kW atuais para 170 kW em corrente contínua (DC). Com a nova configuração, será possível recuperar a carga do SUV entre 20% a 80% em apenas 30 minutos. Em estações de corrente alternada (AC), a velocidade de carregamento é de 11 kW.
Com o novo pacote de baterias Blade, o novo BYD Tan possui uma tecnologia chamada VL2, que o permite ser utilizado como gerador de energia para uma residência ou galpão em caso de queda da eletricidade. Este recurso está disponível na China e na Europa, mas ainda não foi confirmado para o Brasil.
Na parte de motorização, o BYD Tan 2025 deve continuar com dois propulsores elétricos, um dianteiro e um traseiro, gerando 517 cv de potência e 69,3 kgfm de torque combinados. Por conta do maior peso das baterias, o 0 a 100 km/h deve subir de 4,6 para 4,9 segundos. Já as dimensões devem seguir em 4,87 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,73 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.
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Fonte: direitonews