A Casa Branca reiterou nesta sexta-feira que um ataque direto do Irã contra Israel continua sendo um cenário “muito crível, viável e iminente” após uma semana de ameaças iranianas após o ataque ao seu consulado em Damasco (Síria) e prometeu garantir a segurança do Estado judaico.
“Estamos monitorando muito de perto. Ainda consideramos que a ameaça potencial do Irã é real, sem dúvida é crível”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, em uma coletiva de imprensa por telefone.
Na verdade, dois funcionários do governo dos Estados Unidos disseram nas últimas horas anonimamente à rede CBS que o Irã poderia lançar, “antes do final de semana e o mais cedo possível nesta sexta-feira”, um ataque com mais de cem drones e dezenas de mísseis contra bases militares dentro do território israelense.
Kirby, que preferiu não fornecer mais detalhes sobre as informações que os Estados Unidos têm a esse respeito, confirmou recentes conversas entre o chefe do Comando Central do Exército dos Estados Unidos, general Michael Kurilla, e seus homólogos israelenses.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também recebeu informações atualizadas sobre a situação “e deixou claro à sua equipe de segurança nacional que leva muito a sério seus compromissos com a defesa de Israel”.
Fonte: gazetabrasil