Depois de um começo de ano muito forte, agora a Ferrari está praticamente fora da disputa pelos títulos na F1 em 2022, com a possibilidade de um primeiro título de pilotos desde 2007, ser definitivamente encerrada já na próxima corrida em Singapura.
Mas enquanto algumas vezes foram decisões estratégicas erradas da equipe, alguns erros de pilotos, além de falta de confiabilidade do carro para a Ferrari, nas últimas etapas, a Red Bull também parece ter conquistado uma vantagem genuína de ritmo sobre a Scuderia.
O GP da Bélgica já teve Max Verstappen em seu carro da Red Bull, dominando totalmente a Ferrari na corrida.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Havia temores de que a Ferrari pudesse sofrer uma derrota semelhante em sua corrida em casa, o GP da Itália, já que Monza é junto com Spa, um circuito de alta velocidade e baixa força aerodinâmica.
Mas, enquanto Verstappen venceu a corrida, por uma margem que seria confortável sem um Safety Car para concluir os procedimentos, a Ferrari certamente foi muito mais competitiva do que em Spa, tendo conquistado a pole com Charles Leclerc no sábado.
Então, de acordo com a filial italiana do Motorsport.com, isso deu à Ferrari um impulso necessário para melhorar o clima em Maranello, enquanto eles ainda continuam a investir recursos na temporada 2022.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
Segundo a Ferrari, para Singapura será implantada uma atualização no assoalho e nas asas, com a equipe acreditando que o GP de Singapura possa ser uma grande oportunidade para encerrar a sequência de cinco vitórias seguidas de Verstappen.
E supostamente, essa não é a última atualização da Ferrari em 2022, já que o Motorsport.com, afirma que há espaço suficiente no teto orçamentário para outra atualização que seria implementada no GP do México.
O foco do departamento técnico da Ferrari agora mudou para o carro de 2023, embora a Scuderia esteja com ânimo novamente e queira vencer antes do encerramento da temporada 2022.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
“A temporada não acabou e continuaremos lutando pela vitória”, disse o chefe da equipe, Mattia Binotto, acrescentando que o carro da Ferrari para 2023, ‘está indo bem’.
De qualquer maneira, mais vitórias para a Ferrari na atual temporada não devem alterar o resultado final dos campeonatos, que já estão praticamente garantidos por Verstappen e pela Red Bull.