“Ser as mãos e os olhos dos cientistas”, classificou Pontes.
“No momento em que a Soyuz se aproxima da Estação Espacial, na parte do dia, […] é muito bonito a hora que você vai chegando próximo da Estação Espacial, o tamanho da Estação Espacial…”
“E ele falou ‘Não, não, não é você que está indo na frente, é essa bandeira, é um país, uma nação que vai entrar na Estação Espacial pela primeira vez. E nem eu nem o Jeff temos o direito de entrar na frente de uma nação‘.”
O dia a dia na Estação Espacial
“Como a gente dá uma volta na Terra em 90 minutos, falar em dia e noite no espaço é uma coisa meio difícil. Você passa 45 minutos do lado do Sol e 45 minutos do lado da noite, então não dá para usar a luz como referência.”
“Esse é o período que você tem para você, mas eu, por exemplo, dormia duas horas em vez de seis. Eu ficava olhando para a Terra, era o momento que eu tinha para olhar e tirar fotos. Então basicamente essa era a nossa rotina no espaço.”
Cooperação espacial Brasil-Rússia
“Aprender o básico, pelo menos para poder voar, também foi algo extremamente marcante. E as amizades que eu criei por lá, ou seja, foi um momento da minha vida muito especial e eu tenho muita saudade do pessoal, inclusive.”
“Acho que vai ser muito interessante o Brasil se aproximar [do desenvolvimento da ROSS], não só para desenvolvimento tecnológico e ajudar em alguns desenvolvimentos de sistemas e subsistemas da estação, mas também [para participar] na operação dessa estação.”
“O Brasil vai conseguir lançar astronautas brasileiros a partir do território nacional, com foguetes nacionais, com centro de lançamento nacional, com controle nacional, em algum tipo de sistema que a gente tenha uma parceria relevante.”
Busto de Gagarin é inaugurado em Brasília
“Eu pude ver que era um sujeito muito simpático, muito carismático, que tinha um conhecimento técnico muito grande e se dedicava realmente a conhecer os sistemas, como tem que ser para um piloto de teste, como tem que ser para um cosmonauta.”
“Eu gostaria de ter um busto de Gagarin, um macacão, […] uma cápsula parecida com a minha, uma cápsula da Soyuz também. Tudo isso é importante. Eu estou contando com a Rússia para que nos cedam esses materiais, para a gente colocar em exposição também aqui no Brasil.”
Fonte: sputniknewsbrasil