Inflação oficial do Brasil desacelera em março, registrando aumento de apenas 0,16%


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como medida da inflação oficial no Brasil, registrou um aumento de 0,16% em março, demonstrando uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando apresentou um índice de 0,83%. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10/4).

O IPCA de março ficou abaixo das expectativas do mercado, que previam uma inflação de 0,25% para o mês.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No acumulado do ano, o IPCA apresenta um aumento de 1,42%, enquanto nos últimos 12 meses registra um acréscimo de 3,93%, situando-se abaixo dos 4,50% observados nos 12 meses anteriores. Em março de 2023, a variação havia sido de 0,71%.

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis apresentaram aumento em março. O maior aumento (0,53%) e consequente maior impacto (0,11 ponto percentual ou p.p.) foram observados no grupo “Alimentação e Bebidas”. Em seguida, o grupo “Saúde e cuidados pessoais” registrou um aumento de 0,43% e um impacto de 0,06 p.p. No lado negativo, destaca-se a redução nos “Transportes” (-0,33% e -0,07 p.p.). Os demais grupos oscilaram entre uma queda de 0,13%, no caso de “Comunicação”, e um aumento de 0,33%, nas “Despesas pessoais”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Gagaúzia pode apelar à Rússia e outros países caso Moldávia envie tropas para a região
Próxima F1: Ex-piloto acha que Hamilton está dando menos de 100% na Mercedes