O piloto de testes oficial da Ferrari, Robert Shwartzman, vai participar de um TL1 com a equipe, marcando a primeira vez que a Scuderia não vai ter um piloto titular em uma sessão de treinos livres este ano.
Shwartzman, que é russo, mas corre sob uma licença de piloto emitida por Israel, irá participar de sua primeira sessão de treinos na Fórmula 1, no TL1 para o GP dos EUA, no final de outubro, marcando a primeira vez que a Ferrari terá um piloto novato em um fim de semana de corrida, desde que as regras que obrigam as equipes a correr com pilotos jovens em dois TL1s por temporada, foram introduzidas este ano.
Desde 2004, as equipes de Fórmula 1 têm oportunidade de colocar pilotos mais jovens em sessões de treinos livres para ganharem experiência na categoria.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Em 2022 isso foi intensificado, passando a ser obrigatório que todas as equipes devem agora ter um piloto jovem, classificado como alguém com ‘dois ou menos GPs no currículo’, durante duas sessões de treinos livres este ano.
Ao longo dos anos, a Ferrari sempre deixou para suas equipes ‘parceiras’, testarem os integrantes do seu ‘Programa de Jovens Pilotos’, como já ocorreu com a Haas e a Alfa Romeo.
Shwartzman estava escalado para participar em uma sessão oficial de treinos livres com a Haas, no final da temporada 2020 em Abu Dhabi, como parte dos planos da Ferrari de utilizar três de seus novatos da ‘Young Driver Academy’.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
No entanto, devido ao cancelamento das participações de Callum Illott e Mick Schumacher, nos treinos livres do GP de Eifel anterior, devido a condições de neblina, Schumacher posteriormente assumiu o lugar reservado para Shwartzman, e no ano seguinte, fez sua estreia como piloto titular na Haas.
A estreia de Shwartzman em um treino livre, também encerra uma estatística de 46 anos para a Scuderia, já que será a primeira vez desde o GP da Itália de 1976, que a equipe vai para a pista com um terceiro piloto durante um final de semana oficial na Fórmula 1.
Foi quando Carlos Reutemann correu durante o fim de semana do retorno de Niki Lauda, após seu gravíssimo acidente em Nurburgring, apenas seis semanas antes. Naquela ocasião, a F1 permitiu a participação da equipe com três carros, então Reutemann correu ao lado de Lauda e Clay Regazzoni.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });