A Red Bull Racing chegou ao GP do Japão de Fórmula 1 com um pacote de atualizações para o RB20. Segundo Helmut Marko, consultor da equipe, as novidades desempenharam um papel importante no forte resultado conquistado por Max Verstappen e Sergio Perez em Suzuka, em mais uma dobradinha para a equipe. Adrian Newey, projetista-chefe e diretor técnico da Red Bull, explicou o conceito por trás das atualizações.
Newey considera o pacote um pequeno passo à frente em desempenho, mas acredita que a vitória em Suzuka seria alcançada mesmo sem ele. “Sabemos qual o ganho teórico que ele traria. Pelo que vimos dos sensores de pressão e células de carga, o carro entregou o que prometia no túnel de vento”, disse ele à Sky Sports.
“É um pequeno avanço, mas acho que estaríamos bem de qualquer maneira neste fim de semana. Sabemos que a concorrência vai ficar mais acirrada, então seguimos pressionando”, acrescentou o neozelandês.
Após a temporada dominante de 2023, esperava-se que o RB20 fosse bem parecido com seu antecessor. No entanto, o carro apresenta diferenças significativas. “Os princípios aerodinâmicos que você vê agora no carro deste ano, em comparação com o ano passado, são um caminho que estamos seguindo desde o início de 2022. É apenas uma versão mais extrema dessa mesma abordagem”, disse Newey.
“É um crédito para toda a equipe na fábrica. Temos um grupo incrível de engenheiros. Isso se espalha por toda a organização. O entusiasmo, a dedicação e a criatividade deles é o que você vê aqui. A arquitetura do carro se manteve bem similar, como uma terceira geração desde 2022”, finalizou Newey.
Fonte: f1mania