Segundo a FAB, a aeronave, modelo CESNA-182 com matrícula PT-CPR, ingressou no espaço aéreo brasileiro vinda do Paraguai. O avião já havia sido avistado na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, mas só foi interceptado no Paraná.
Em nota publicada em seu perfil na rede social X, a FAB conta que “ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e pela PF”.
Ainda segundo a nota, o piloto da aeronave recebeu ordem de pouso em Londrina, mas não a cumpriu e fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Santa Cruz do Rio Pardo (SP). De acordo com a FAB, a partir daí a PF “assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O tripulante que estava a bordo foi detido e a carga suspeita (pasta base de cocaína) apreendida”.
Participaram da missão realizada em conjunto com a Polícia Federal, segundo a FAB, duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano e o avião-radar E-99. A ação faz parte da operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que, de acordo com a FAB, tem o objetivo de coibir ações ilícitas no espaço aéreo brasileiro.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil