Foram cumpridos na operação, cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, um mandado de prisão preventiva e um mandado de internação de menor em Nova Xavantina e mais um mandado de internação na cidade de Água Boa. As ações resultaram na apreensão de diversas porções de entorpecentes e de apetrechos relacionado ao tráfico.
Os mandados foram decretados pela Justiça com base em investigações da Delegacia de Nova Xavantina que apuraram o crime de tentativa de homicídio, ocorrido no dia 11 de janeiro, contra uma reeducanda da Cadeia Pública Feminina do município. No dia dos fatos, a vítima realizava serviços extramuros, em uma praça da cidade, quando foi chamada pelo suspeito para conversar e foi alvejada por disparos de arma de fogo.
Nas investigações, foi constatado que a vítima era integrante da organização criminosa, sendo responsável por diversas funções importantes como a contabilidade do tráfico de drogas, mas teve a sentença de morte decretada por membros da facção, após ter decidido deixar o grupo criminoso, conduta não aceita pelas lideranças do grupo. Durante as investigações, foi possível identificar a participação de sete pessoas envolvidas no crime, entre elas dois menores de idade.
Com base nos elementos apurados, foi representado pelos mandados de busca e apreensão, de prisão e internação contra os investigados, que foram deferidos pela Justiça e cumpridos nesta terça-feira (02).
Na residência de um casal alvo da investigação, foram apreendidos porções entorpecentes, entre maconha e cocaína, balança de precisão, material utilizado para embalo da droga, além de diversos machados que estavam escondidos debaixo de uma cama.
O material ilícito foi apreendido e os investigados foram conduzidos para Delegacia de Nova Xavantina, onde além do suspeito do sexo masculino ter o mandado de prisão cumprido, o casal foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Em buscas em outra residência, alvo da investigação, os policiais encontraram porções de maconha, balanças de precisão, dentro de um guarda-roupas em um dos quartos da casa. Diante dos fatos, os dois suspeitos que estavam na residência foram conduzidos e autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
As diligências seguem em andamento para prender outros envolvidos no crime.
Fonte: odocumento