Em meio à profunda crise que assola Cuba, um manifesto intitulado “El Contrapaquetazo del Pueblo: Las 5 Libertades Contra el Totalitarismo” foi lançado por um grupo de cubanos da ilha e do exílio. O documento convoca a população a participar de um “movimento de novo tipo” em busca de mudanças urgentes e profundas na sociedade cubana.
O manifesto destaca a grave situação social e econômica do país, com 82% dos cidadãos lutando para sobreviver e 88% vivendo na pobreza. A produção de alimentos diminuiu drasticamente, a infraestrutura básica está precária, os apagones são frequentes e a violência e o narcotráfico aumentam.
O texto denuncia o controle totalitário da elite política, que “privatizou a soberanía nacional e perpetuou a pobreza material e moral na ilha”. Propõe-se a implementação de cinco libertades básicas (5L):
1. Liberdade do terror: fim da repressão política, liberdade de presos políticos e reforma do sistema judicial.
2. Liberdade da pátria: livre circulação e plenos direitos políticos, civis e económicos para todos os cubanos, independentemente de sua cidadania ou local de residência.
3. Liberdade económica: liberdade para empresas privadas e produtores agrícolas, fim do monopólio estatal sobre a economia.
4. Liberdade de ideias e informação: liberdade de pensamento, expressão, religião, investigação académica e produção cultural.
5. Liberdade de associação: liberdade para criar associações, sindicatos, gremios, grupos de direitos humanos e partidos políticos.
O movimento cidadão pelas 5L se compromete a lutar de forma não violenta e proativa para isolar a elite política e forçar sua saída do poder. O manifesto apela à união de todos os cubanos, civis e militares, na luta pela liberdade e pela mudança.
O grupo promotor inicial do manifesto inclui:
- Iván Hernández (operário/sindicalista)
- Lisandra Orraca (camponesa independente)
- Félix Navarro (pedagogo/preso político)
- Alexander de Jesús Figueredo (médico)
- María Cristina Garrido (poetisa/presa política)
- Nancy Alfaya (ativista religiosa)
- Eduardo Zayas – Bazán (pedagogo, autor e fundador da Associação Nacional de Educadores Cubanoamericanos)
- General Rafael del Pino (piloto)
- Paquito D’ Rivera (músico, vencedor de vários Grammy)
- Enrique Patterson (acadêmico e escritor)
- Jorge Sanguinetti (economista)
- Padre Alberto Reyes (sacerdote)
- Carolina Barrero (historiadora de arte)
- Juan Antonio Blanco (historiador)
- Elena Larrinaga (historiadora)
- Marthadella Tamayo (pedagoga)
- Yunisey Santana González (esposa de preso político)
- María Matienzo (jornalista)
- Óscar Casanella (cientista/empreendedor)
- Magdelidia Hidalgo (produtora de rádio e TV)
- Roland Behart (consultor financeiro)
- Emilio Morales (consultor económico)
- Irina Vilariño (empresária)
Fonte: gazetabrasil