Cuiabá triplica geração de empregos em fevereiro, revela levantamento da CDL


Levantamento do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta que o saldo da geração de empregos com carteira assinada na capital mais que triplicou em fevereiro de 2024. Foram 12.086 admissões e saldo positivo de 2.236 de novas vagas no mercado de trabalho. No mesmo período de 2023, a diferença entre contratações e demissões foi de 676 – que representa um salto de 230,7%.

O setor que impulsionou a disparada do saldo foi o comércio, que avançou 22 vezes mais em relação ao ano passado – passando de 11 para 257 novas oportunidades. Já o segmento que mais abriu postos de serviços ao fim do primeiro bimestre foi o de serviços, responsável por 1.536 vagas criadas. O indicador corresponde a 7 em cada 10 empregos gerados.

“Os indicadores mostram um princípio de retomada econômica mais acentuada. Com isso, a tendência é de reduzir o endividamento da população e estimular o ímpeto para o consumo, o que também eleva a confiança e as expectativas do empresariado, que passa a fazer mais investimentos e a ofertar mais oportunidades de serviço”, diz o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam.

Mais da metade das vagas (52%) foram destinadas às mulheres. Ainda conforme pesquisa feita com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os jovens entre 18 e 24 anos integram o principal perfil etário dos contratados no mês, com cerca de 40%. Em seguida, aparece o público de 40 a 49 anos (18%).

Em todo o estado, a média salarial registrada em fevereiro de 2024 teve alta anual de 2 pontos percentuais e fechou em R$ 2.000,05.

Aplicativo – Uma das ferramentas para quem busca oportunidades de emprego é o aplicativo “CDL Cuiabá”. Por meio dele, os interessados podem se candidatar às vagas de empregos. O canal digital, que também oferece informações para a população e para os empresários, está disponível para as plataformas Android e iOS.

Fonte: odocumento

Anteriores GP do Japão: o ao vivo do primeiro treino da F1 em Suzuka
Próxima México chega a 24 candidatos assassinados durante a campanha deste ano