Não é novidade que a Alpine está procurando um novo piloto. Após o anúncio da saída de Fernando Alonso no final desta temporada, uma vaga está sobrando. Ela originalmente iria para o piloto júnior da equipe, Oscar Piastri, mas ele acabou assinando com a McLaren. Há rumores de que Daniel Ricciardo e Pierre Gasly sejam opções para ocupar o assento ao lado de Esteban Ocon, mas Jacques Villeneuve não acha que eles podem não ser a melhor escolha.
Gasly, que atualmente corre pela AlphaTauri, era o favorito para ocupar a vaga de Alonso. No entanto, o francês só seria liberado de seu contrato com a equipe irmã da Red Bull para negociar com outra equipe, caso a AlphaTauri conseguisse contratar o piloto de Indycar, Colton Herta, para substituí-lo. Porém é necessária uma aprovação da FIA, para que lhe conceda a superlicença, já que ela exige 40 pontos e o piloto americano possui apenas 32.
Sendo assim, Villeneuve acredita que o francês não é uma boa opção para Alpine. “Os dois [Gasly e Ocon] não se dão bem, então não os coloque juntos, e ele [Pierre] está sob contrato e você tem que mover montanhas para conseguir ele, então não faz sentido. E Gasly não teve uma temporada muito boa no geral.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Além disso, Ricciardo também está enfrentando críticas de Jacques. Que segundo ele, a Alpine não estaria interessada no australiano, e ele possivelmente nem estaria na lista da equipe francesa. “E por que deveria estar? Ele fez dois anos terríveis na Renault, dois anos ainda piores na McLaren, são quatro anos e quanto tempo ele está na F1 no total? Quase metade de sua carreira na F1 foi ruim e foi quando ele tinha experiência, então não há razão, especialmente para uma equipe pela qual ele já pilotou.”
Villeneuve acha que o estilo de pilotagem de Daniel não se adequa a dos carros modernos. Assim, ele acredita que a Alpine deveria dar uma chance ao seu piloto júnior que atualmente corre na F2, Jack Doohan. “Em vez de passar um ano preparando-o como fizeram com Piastri, basta colocá-lo em ação e ver o que acontece.”