Lula diz que não conheceu “nenhum momento de negacionismo” como vê hoje no país


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça (2) que nunca conheceu “nenhum momento de negacionismo” como o que o país vive hoje em dia, em referência à necessidade de investimentos em educação principalmente de jovens de comunidades carentes. A declaração foi dada durante a inauguração do Impa Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.

Ele subiu ao palanque junto do prefeito carioca,
Eduardo Paes (PSD), de quem é aliado e pretende ajudar na reeleição nas
eleições municipais deste ano. A declaração foi dada no momento em que Lula
explicava sobre a necessidade dos jovens estarem na escola estudando como “garantia”
de que não serão vítimas do crime organizado.

“O momento que estamos vivendo é um momento delicado na história do Brasil. Eu tenho 78 anos e não conheci nenhum momento de negacionismo, de mentira, de ódio e de fake news como a gente vive hoje. Se a gente não investir na educação, a gente está dando de graça para os negacionistas e para o crime organizado os nossos jovens”, afirmou o presidente (veja o trecho).

Ainda durante o discurso, Lula reforçou que os recursos destinados à educação não devem ser vistos como gastos, mas sim como investimentos no futuro do país – uma declaração corriqueira em apresentações relativas a isso – ressaltando que é um direito de todos e que o Estado deve assumir esse compromisso.

Lula também destacou a importância de investir em áreas específicas, como matemática, ciências exatas e engenharia, para formar uma “mão de obra altamente qualificada”.

O discurso do presidente seguiu na linha da apresentação anterior de Paes, que também defendeu o investimento público em educação superior como um atrativo para investidores privados. O prefeito carioca enfatizou a importância de formar profissionais qualificados para atrair investimentos e reter talentos.

O encontro entre Lula e Paes ocorre em meio às negociações sobre a indicação do vice na chapa de reeleição do prefeito. Um dos nomes cotados é o de Anielle Franco, que vai se filiar ao PT em um evento do partido à noite.

No entanto, Paes tem resistido à ideia de
incluir pessoas de fora de seu grupo político na chapa, buscando manter influência
sobre o Executivo carioca visando uma possível candidatura ao governo do estado
em 2026.

Além do encontro com Paes e Anielle, Lula também foi à Niterói (RJ), no Grande Rio, para participar da cerimônia de anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, de acesso ao porto.

A cidade é base eleitoral do deputado oposicionista Carlos Jordy (PL-RJ), pré-candidato à prefeitura da cidade e que deixa a liderança da oposição na Câmara ainda nesta semana.

Fonte: gazetadopovo

Anteriores Prefeitura de Várzea Grande pagou mais de R$ 5 milhões aos palhaços Patati e Patatá sem licitação; veja o vídeo
Próxima Açúcar: Queda expressiva em NY e Londres nesta 3ª com realização de lucros e novidades da Índia