Com a reformulação do acordo entre Hyundai Motors e o Grupo Caoa, a marca coreana assumiu o comando da importação e da distribuição de carros no Brasil. Assim, a partir deste semestre, novos modelos vão desembarcar no país, incluindo o Palisade, SUV de grande porte com espaço para oito ocupantes.
O Palisade foi lançado em 2018 como o maior carro da história da Hyundai, ostentando 4,98 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e 2,90 m de distância entre-eixos. Segundo a marca, o SUV chega ao Brasil para concorrer com o novo Land Rover Discovery e o Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido.
Tanto a segunda quanto a terceira fileira de bancos podem acomodar três passageiros. Assim, somados aos dois assentos dianteiros, o SUV coreano pode levar o motorista e mais sete ocupantes. Com a última fileira rebatida, o porta-malas do Palisade (com abertura elétrica) pode receber até 510 litros de carga. Dobrando a segunda fileira, o espaço disponível vai a 1.297 litros.
O Hyundai Palisade chegará ao Brasil com motor V6 3.8 movido a gasolina, entregando 295 cv de potência e 36,1 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de oito marchas. A versão diesel vendida na Europa está descartada. De acordo com a Hyundai, o SUV leva 8 segundos para atingir 100 km/h e tem velocidade máxima de 230 km/h.
Na cabine, o SUV abusa de couro de boa qualidade para revestir bancos e os painéis das portas. Destaque para a central multimídia de 12,3 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e sistema de áudio premium da Harman Kardon. Recursos semiautônomos incluem frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
A julgar pelo valor dos carros que a Hyundai classifica como concorrentes, o Palisade deve desembarcar no Brasil custando entre R$ 450 mil e R$ 500 mil. Vale lembrar que o único carro à venda no país capaz de levar oito ocupantes é o Land Rover Defender, que tem preços que encostam em R$ 1 milhão.
A Hyundai ainda não confirmou, mas a agência sul-coreana ETNews diz que o Palisade vai estrear uma nova geração em 2024. Isso pode sinalizar que a marca pretende importar novamente um modelo no final de seu ciclo de vida ao Brasil, assim como aconteceu com Kona e Ioniq em 2022. Ambos os carros desembarcaram por aqui quando já estavam fora de linha na Coreia do Sul.
A mídia coreana diz que o Palisade terá nova plataforma e ficará ainda maior, superando os 4,98 m atuais. A distância entre-eixos também deve crescer e o pacote de equipamentos será mais rebuscado. No Brasil, antes da chegada do Palisade no segundo semestre, a Hyundai pretende importar as novas gerações de Kona (meados de junho) e Ioniq 5 elétrico (entre setembro e outubro).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews