Em comunicado conjunto divulgado na noite de domingo (31), os governos argentino e colombiano anunciaram o retorno do embaixador colombiano Camilo Romero a Buenos Aires e a aprovação do novo embaixador argentino proposto para Bogotá.
Além disso, o governo argentino revelou a visita da chanceler Diana Mondino à Colômbia.
O comunicado destacou as conversas construtivas realizadas entre os dois países para fortalecer as relações bilaterais, ressaltando a importância de fortalecer os laços políticos, comerciais, culturais e institucionais entre os dois povos.
Ambas as nações expressaram sua determinação em “superar quaisquer diferenças pendentes” e em fortalecer a relação de cooperação. O mesmo havia sido feito em 29 de março com os respectivos representantes do México.
A tensão diplomática entre Argentina e Colômbia havia escalado após o presidente argentino, Javier Milei, proferir comentários controversos sobre Gustavo Petro em uma entrevista, chamando-o de “assassino terrorista”.
Em resposta, Bogotá retirou seu embaixador em Buenos Aires e ordenou a expulsão de vários funcionários argentinos, incluindo o embaixador Gustavo Alejandro Dzugala.
O conflito entre os dois países se intensificou após a vitória de Milei na Argentina, quando Petro lamentou a ascensão da “extrema direita” no país em uma postagem nas redes sociais.
![Logo da emissora Sputnik Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil](https://cdn1.sputniknewsbr.com.br/img/150/42/1504262_0:517:3047:1532_600x0_80_0_0_fe8986ad52e80bdb0c58bbcd3980f94d.jpg.webp)
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil