Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), pré-candidato do partido a prefeito de Cuiabá, disse à imprensa que o problema da saúde pública da Capital do Estado é estrutural e só será resolvido – na sua opinião – se mudar o modelo de gestão do sistema. Lúdio destacou ainda que “falta diálogo” entre o Estado e município.
“A verdade é que a saúde pública de Cuiabá é um problema crônico e estrutural de muito tempo, com atualizações periódicas. Antes da intervenção faltava dipirona, durante a intervenção faltava dipirona, depois da intervenção parece que falta dipirona”, disse o deputado quando questionado sobre a recente intervenção na saúde.
“Intervêm, desintervêm e a crise persiste porque ela é estrutural. Sucessivas gestões não deram conta de entender onde está a raiz do problema, e a raiz do problema está em não fortalecer a atenção primária, para que as pessoas possam ter a saúde onde elas vivem”, declarou.
Segundo Lúdio Cabral, “o problema também está em não valorizar os profissionais da saúde, que são de vínculo, construir vínculo com o serviço público e a população e está na terceirização indiscriminada de serviços e atividades”.
Conforme o pré-candidato do PT, “se não for mudado o modelo de gestão do sistema de saúde, com ou sem intervenção, os problemas continuarão existindo”, disse. Para Lúdio Cabral, “é o diálogo entre o Estado e município que precisa existir, e não há diálogo entre o Estado e o município ao longo dos últimos anos”.
Fonte: odocumento