As autoridades procuravam mais de uma dúzia de relógios Rolex que a presidente Boluarte supostamente não tinha declarado. A operação foi conjunta entre a polícia e o Ministério Público e foi transmitida por um canal de televisão, segundo a BBC.
Autoridades puderam ser vistas invadindo a casa no distrito de Surquillo, na capital, Lima, enquanto policiais bloqueavam o tráfego em sentido contrário, relatou a mídia.
A investigação começou depois que uma reportagem chamou a atenção para relógios de luxo que ela usava em eventos públicos, datados de quando assumiu o cargo, em dezembro de 2022.
O governo anunciou no início deste mês que reveria as suas declarações de bens dos últimos dois anos. Boluarte disse que seu Rolex era um item antigo que ela comprou com o dinheiro do seu trabalho desde os 18 anos.
A operação aconteceu após promotores recusarem pedido de mais tempo da presidente para responder a uma intimação solicitando que ela fornecesse comprovante de compra de seus relógios.
© AFP 2023 / Juan Carlos CisnerosA polícia sai da casa da presidente Dina Boluarte com uma caixa durante uma operação ordenada pela Procuradoria-Geral da República como parte de uma investigação preliminar em Lima, em 30 de março de 2024
A polícia sai da casa da presidente Dina Boluarte com uma caixa durante uma operação ordenada pela Procuradoria-Geral da República como parte de uma investigação preliminar em Lima, em 30 de março de 2024
© AFP 2023 / Juan Carlos Cisneros
Boluarte, que é advogada por formação, tornou-se presidente quase por acidente depois do seu antecessor, Pedro Castillo, ter sofrido impeachment na sequência da sua tentativa de dissolver o Congresso e governar por decreto.
A destituição de Castillo provocou protestos violentos exigindo a renúncia da presidente e a realização de novas eleições, que não aconteceram. Dezenas de pessoas foram mortas em confrontos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil