Picape brasileira da Peugeot vira xodó de inglês: “Única na Europa”


Você já leu na Autoesporte sobre um holandês que levou uma Volkswagen Saveiro brasileira para a Europa. Bem, ele se arrependeu e colocou a picape à venda pelo equivalente a R$ 170 mil. Fato curioso é que outra caminhonete nacional acaba de desembarcar no velho continente. Desta vez, é uma Peugeot Hoggar com placas de São Paulo.

A picape compacta produzida em Porto Real (RJ), entre 2010 e 2014, chegou na última semana ao Reino Unido. Seu novo dono, o britânico Mat Tuck, é entusiasta de carros franceses e dono de uma coleção de dar inveja. Em seu canal no YouTube, posta atualizações sobre alguns deles.

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No X, antigo Twitter, Tuck contou que se apaixonou pela Peugeot Hoggar desde que viu as primeiras imagens de lançamento, em 2010. Passados dez anos desde que a picape deixou de ser produzida no Brasil, o entusiasta decidiu que era a hora de realizar seu sonho.

Os trâmites começaram em setembro do ano passado, quando Tuck contratou uma empresa brasileira para cuidar da importação. Sete meses depois, a picape enfim desembarcou na Inglaterra, mas ainda não pode circular por lá por não ter sido licenciada.

Mat Tuck não divulgou maiores detalhes sobre a compra, como o preço e as taxas. A picape agora está em Wiltshire, a 130 km de Londres, enquanto aguarda a documentação para rodar livremente (mesmo com o volante do lado esquerdo). Um dos planos de seu novo dono é levá-la para encontros de fãs de carros franceses.

De olho no mercado dominado por Volkswagen Saveiro, Fiat Strada, Chevrolet Montana e Ford Courier, a Peugeot decidiu produzir uma picape baseada no hatch 207. Em 2010, surgiu a Hoggar, mantendo a receita consagrada nas caminhonetes rivais.

A Hoggar foi vendida com motor 1.4 de 82 cv e 12 kgfm nas versões mais em conta e 1.6 de 113 cv e 15,5 kgfm nas mais equipadas. O câmbio era sempre manual de cinco marchas.

Ainda que tenha conquistado o coração de um britânico, a Hoggar foi um fiasco de vendas no Brasil. A picape chegou a vender menos que a própria Ford Courier, um projeto ultrapassado dos anos 1990, baseado na primeira geração do Fiesta. Em 2014, a Peugeot optou por tirá-la de linha.

O fato da picape nunca ter sido vendida na Europa causou revolta em Tuck. “Fico feliz quando concordam que a Hoggar é um carro bacana. Me espanta que a Peugeot nunca tenha pensado em produzi-la em Sochaux, na França”, lamentou. “Sei que chegaram a testar uma mula, mas a picape foi desmontada e não existe mais”.

E quando perguntado por um seguidor sobre a possibilidade de inverter o lado do volante, Tuck foi categórico. “Originalidade é tudo para mim. Já estou acostumado a dirigir com o volante do lado esquerdo. Tenho outros carros assim”, finaliza.

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Fonte: direitonews

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