Conselho de Segurança da ONU adia para a semana que vem nova resolução sobre Gaza


O Conselho de Segurança da ONU, que estava programado para se reunir excepcionalmente neste sábado (23) para votar uma nova resolução sobre a Faixa de Gaza, adiou a reunião para a semana que vem.

A resolução, que se concentra em um pedido de cessar-fogo durante o mês do Ramadã (que termina em 9 de abril), deve ser votada na segunda-feira, depois que a Rússia e a China vetaram outra resolução apresentada pelos EUA ontem, sexta-feira, que consideraram insuficiente em sua linguagem em relação a Israel.

Essa resolução foi apresentada em conjunto por sete membros não permanentes do Conselho: Argélia, Guiana, Malta, Moçambique, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça, embora a intenção inicial fosse que todos os dez membros não permanentes a patrocinassem para dar uma ideia da demanda global.

O texto pede “um cessar-fogo imediato para o mês do Ramadã” que “leve a um cessar-fogo permanente e sustentado”.

Paralelamente, pede a libertação imediata e incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas e enfatiza a necessidade de “expandir o fluxo de ajuda humanitária”, para responder à “grave preocupação com a situação humanitária catastrófica em Gaza”.

Na sessão de sexta-feira, em que a proposta dos EUA foi derrotada, Rússia e China já indicaram que votariam a favor da próxima resolução, garantindo assim os nove votos necessários para aprovar uma resolução.

No entanto, não está clara qual será a posição dos EUA, que, como membro permanente, tem poder de veto (poder que já exerceu três vezes ao longo da guerra na Faixa de Gaza).

Fonte: gazetadopovo

Anteriores Bombeiros realizam desencarceramento de vítima presa em ferragens de carro após acidente de trânsito
Próxima Quatro vidas perdidas em desastre causado por temporal na Região Serrana do Rio são da mesma família