Em uma cerimônia marcante para a comunidade, a Prefeitura de Várzea Grande inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antonieta Auxiliadora de Queiroz Silva – Dora Queiroz, uma das oito unidades previstas para este ano de 2024.
Além de oferecer vagas para 250 crianças entre 1 e 3 anos de idade, o CMEI apresenta uma inovação tecnológica: o monitoramento online de toda a unidade, que pode ser acompanhado pelos pais através de dispositivos móveis, como celulares, tablets ou computadores.
Desde 2015, Várzea Grande tem investido na expansão da Educação Infantil, totalizando 16 novas obras que oferecerão 5 mil novas vagas, além de melhorias em unidades já existentes.
O prefeito Kalil Baracat, acompanhado de autoridades federais, estaduais e municipais, destacou a importância dessas iniciativas para o futuro das crianças e para a comunidade como um todo.
O CMEI Dora Queiroz segue os padrões do Ministério da Educação (MEC), tipo 1, e oferece uma estrutura completa com 10 salas de aulas, 1 sala multifuncional, 2 berçários, lactário, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, parque infantil, entre outros espaços. O prefeito ressaltou o investimento de recursos municipais e federais na ordem de R$ 7 milhões, demonstrando o compromisso da gestão com a educação pública.
Durante a inauguração, o senador Jayme Campos elogiou os esforços do prefeito Kalil Baracat em promover avanços na educação municipal, enquanto a ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos destacou a importância do investimento para o bem-estar das crianças e o futuro da comunidade.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, enfatizou que além da infraestrutura física, o CMEI contará com um sistema de monitoramento digital para garantir a segurança dos alunos e profissionais da escola. As matrículas estão abertas a partir de 2 de abril, com previsão de início das atividades para 18 de abril.
A implementação de tecnologias avançadas de monitoramento, incluindo reconhecimento facial, reflete o compromisso da gestão municipal em proporcionar um ambiente educacional seguro e propício ao desenvolvimento das crianças.
O novo CMEI não apenas honra o legado da homenageada, professora Dora Queiroz, mas também representa um marco na educação de Várzea Grande.
Fonte: abroncapopular