A Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Napoleão Bernardes (PSD), homenageou o Sistema Catarinense de Comunicações (SCC) com moção de aplauso concedida durante a sessão ordinária nesta quinta-feira (21).
O presidente do SCC, Roberto Amaral, recebeu a homenagem em nome do grupo e em fala na tribuna destacou pontos importantes da história do SCC, fundado por sua família em 1939 na cidade de Lages, Serra Catarinense.
Amaral cita o legado do SCC como “a credibilidade e a confiança que a população de Santa Catarina tem em nós”. Segundo ele, o trabalho da empresa está baseado em um tripé “que é a credibilidade, sustentabilidade financeira e, principalmente, prestação de serviços à comunidade”.
O deputado proponente destacou a longevidade da empresa, sendo pioneira e exemplo de empreendedorismo para a sociedade. “Um grupo comprometido com a comunidade que retrata muito do jeito catarinense de arregaçar as mangas, vencer os desafios e superar as dificuldades com muita inovação e se atualizar em relação ao tempo”.
A homenagem contou com a participação do presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Fábio Bigolin, além do vice-presidente do Grupo SCC, Beto Amaral, e do comunicador e funcionário mais antigo do SCC Manoel Corrêa, o Maneca. Saudado por Amaral, Maneca é recordista do Guinness Book como o locutor com maior tempo de emissora. Há 74 anos comanda o programa Alma Cabocla da Rádio Clube de Lages.
Pioneirismo
Presidente há 40 anos da empresa, Roberto Amaral, citou, entre os momentos marcantes, o fato de ser a primeira filiada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) no país, em 1981.
Também destacou as ações que o grupo vêm desenvolvendo nas áreas ambiental, social e de governança (ESG), como a produção própria de energia solar a partir de estação fotovoltaica.
O deputado Napoleão Bernardes enalteceu que a homenagem “é coletiva, institucional e conjunta dos parlamentares, e notadamente, dos deputados da Serra”.
Também se juntaram aos cumprimentos e ao reconhecimento da importância do grupo de comunicação os deputados Rodrigo Minotto (PDT), Luciane Carminatti (PT), Lucas Neves (Podemos), Marcius Machado (PL), Antídio Lunelli (MDB), Paulinha (Podemos), Emerson Stein (MDB) e Carlos Humberto (PL).
Sobre o Grupo SCC
Fundado por Carlos Joffre Amaral, em 1939, o Sistema Catarinense de Comunicações iniciou as atividades em Lages, com a fundação da primeira rádio da região serrana. Em 1981, também foi a primeira filiada do SBT a ser fundada no Brasil.
Atualmente o grupo é composto pelas empresas SCC SBT, SCC 10, Rádio Clube, Massa FM, Rádio Gralha, Ditec e Fundação Carlos Joffre. Tendo sede nas cidades de Florianópolis, Lages, Joinville, Itajaí, Blumenau, Criciúma, Urubici e Chapecó.
O SCC SBT, emissora de televisão do grupo, tem a segunda maior audiência no estado. Segundo estimativa da empresa, chegam a cerca de sete milhões de pessoas. Já as suas rádios, Rádio Clube e Massa FM, contam com a maior audiência da cidade de Lages.
Com a colaboração de Cíntia Oliveira
Fonte: alesc.sc.gov